Polícia Civil participa da Operação Aeroporto Seguro
Publicação:

Nesta quinta-feira (13) a Polícia Civil, por meio da Delegacia Para o Turista (DPTur), Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), participou da Operação Aeroporto Seguro, no Aeroporto Internacional Salgado Filho e em seu entorno.
A operação ocorre em conjunto com a Polícia Federal, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Vigiagro, ANVISA, ANAC, DECEA/FAB, EPTC e Fraport. Esta é a 4ª edição da Operação Aeroporto Seguro e o objetivo é a preparação para a chegada de turistas nacionais e estrangeiros, autoridades e delegações que visitarão Porto Alegre em razão da Copa América.
A ação visa à atuação coordenada e integrada das instituições que desempenham funções estratégicas no Aeroporto Internacional Salgado Filho e em seu entorno, com o objetivo de executar protocolos de segurança, imigração, controle alfandegário, vigilância agropecuária e sanitária, tráfego aéreo, atendimento aos turistas, monitoramento das instalações internas e externas, além do controle de trânsito na região.
Os policiais civis distribuíram material informativo para atendimento ao público, utilizaram cães farejadores na inspeção de bagagens e realizaram abordagens veiculares nas imediações do aeroporto, fiscalizando documentação de veículos e condutores, bem como possíveis irregularidades como clandestinidade de transporte de passageiros por aplicativo.
A Operação Aeroporto Seguro teve sua primeira edição em 2012 e foi uma ação pioneira nos aeroportos do país. As instituições que atuam permanentemente no Salgado Filho trabalham de forma coordenada para executar simultaneamente suas operações rotineiras como combate ao tráfico nacional e internacional de drogas, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, crimes fazendários, ambientais, fiscalização sanitária e agropecuária, tráfico de seres humanos, patrulhamento do perímetro externo do aeroporto e fiscalização de trânsito.
As ações de segurança aeroportuária são permanentes e a ação de hoje é relevante para aprimorar os procedimentos operacionais integrados. A Operação Aeroporto Seguro foi criada pela Autoridade Aeroportuária, da qual fazem parte a Receita Federal, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Polícia Federal, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica do Ministério da Defesa, a ANVISA, a ANAC e a Fraport.
Jorge Felipe
Leandro Adão