Polícia Civil gaúcha participa da Operação Narke 5 e reforça enfrentamento ao narcotráfico
Realizada entre 3 e 28 de novembro, a ação mobilizou todo o País e impôs prejuízo superior a R$ 242 milhões ao crime organizado
Publicação:
A Polícia Civil do participou da Operação Narke 5, ação nacional de enfrentamento ao narcotráfico coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), por meio da RENARC – Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento ao Narcotráfico.
Realizada entre 3 e 28 de novembro de 2025, a Narke 5 mobilizou as Polícias Civis de todo o País e impôs prejuízo superior a R$ 242 milhões ao crime organizado. Em âmbito nacional, a operação resultou na apreensão de 10,6 toneladas de drogas, 29.440 unidades de substâncias sintéticas, 161 armas de fogo — incluindo 18 fuzis — além de grande quantidade de munições. Ao todo, foram cumpridos 682 mandados de busca e apreensão e efetuadas 934 prisões.
A Renarc, coordenada pela DIOPI/Senasp, promove a articulação nacional entre unidades especializadas, padroniza procedimentos, compartilha informações estratégicas e potencializa operações integradas, fortalecendo o enfrentamento qualificado ao narcotráfico em todo o Brasil.
Âmbito local
No Rio Grande do Sul, foram apreendidas 133 pessoas; 714,11 quilos de drogas; e 34 armas. Foram bloqueados 196.877,43 reais. A Polícia Civil gaúcha realizou ações de investigação e repressão ao tráfico de drogas, contribuindo diretamente para os resultados consolidados da operação.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso permanente com o combate ao tráfico de drogas e a desarticulação de organizações criminosas.

