Polícia Civil participa da Operação Shamar no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio
Operação Shamar é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública
Publicação:
A Polícia Civil gaúcha participa de mais uma edição da Operação Shamar, no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio. A Operação Shamar é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública e tem a participação dos órgãos de segurança pública de todas as unidades federativas, no período de 01 de agosto a 29 de agosto de 2024.
O Dia “D” da operação foi o dia 07 de agosto, data marcada pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que completou 18 anos de existência. Durante a Operação Shamar, esforços estão sendo concentrados no desenvolvimento de ações policiais, preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, visando o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio.
Dentro de suas atribuições, a Polícia Civil gaúcha está verificando denúncias, cumprindo ordens judiciais e realizando ações integradas com as demais forças de segurança, inclusive realizando distribuição de material que trata sobre o tema da violência doméstica e familiar contra a mulher.