Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil participa de encontro nacional de operadores especiais em São Paulo

Publicação:

.
Encontro reuniu operadores especiais em Mogi das Cruzes - Foto: Heder Santos/Reprodução

Operadores do Grupo Tático da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil gaúcha participaram do 1º Seminário Interagências da Polícia Civil de São Paulo – 1º COB – Shooting and Tactical Medicine, promovido pela Polícia Civil paulista através do Grupo Especial de Reação, na cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo. O evento, realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, reuniu especialistas de Grupos de Operações Policiais Especiais de Polícia Civil de todos os estados da federação com a finalidade de trocar informações, padronizar procedimentos, aprender novas técnicas, treinar em conjunto e fomentar a interoperabilidade.

-



Durante o encontro, foram realizadas clínicas de treinamento em APH de Combate e APH em situações de entradas táticas com Mariusz “Maniek” Urbaniak do JW GROM (Forças Especiais da Polônia), Clínica de Atirador Designado com Vicente Ancona – GER PCSP, Clínica de CQB com Tier One Tactical Solutions, Clínica de Patrulha em área de Alto Risco (CORE PCRJ) e Clínica de Entradas Táticas para Cumprimento de Mandados (DOE PCDF). A integração entre as unidades especiais e o conhecimento compartilhado auxiliarão no aumento de segurança do policial em operações, assim como proporcionarão mais eficiência no enfrentamento ao crime. Os ensinamentos também serão aplicados no apoio operacional da CORE em operações em todo o estado e multiplicados nos treinamentos policiais no âmbito da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

-


Além do seminário, durante o evento também aconteceu a reunião anual do Comitê Nacional dos Coordenadores de Grupos de Operações Especiais (CNCOPE 2022), encontro que tem por objetivo proporcionar a interação entre os comandos de todos os Grupos de Operações Policias Especiais do Brasil. A ideia é permitir que os líderes destes grupos tenham a oportunidade de compartilhar e debater sobre suas técnicas, táticas, procedimentos, formação, qualificações, materiais, equipamentos e metas para o futuro, sempre fomentando a evolução técnica, assim como a interoperabilidade entre as unidades.

Polícia Civil RS