Polícia Civil participa do desfile do Bicentenário da Independência do Brasil

7 de Setembro

WhatsApp Image 2022 09 08 at 18 27 50 (2)
A Polícia Civil participou do desfile com um efetivo de 20 policiais civis, utilizando 10 viaturas. - Foto: Jorge Felipe/PCRS

Na quarta-feira (7/9), a Polícia Civil participou do desfile em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil. Depois de dois anos sem a comemoração com o público devido à pandemia, este ano o Exército Brasileiro preparou um grande evento, em coordenação com a Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Guarda Municipal.

WhatsApp Image 2022 09 08 at 18 27 50 (5)
Chefe de Polícia, Delegado Fabio Motta Lopes (ao centro), presente no palanque de autoridades - Foto: Jorge Felipe/PCRS

O desfile teve início às 10h da manhã, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. A Polícia Civil participou do desfile com um efetivo de 20 policiais civis, utilizando 10 viaturas. Ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, veteranos das Forças Armadas e representantes de entidades civis, coordenados pela Liga de Defesa Nacional, também participaram do desfile.

Aproximadamente cinco mil militares e civis desfilaram pela avenida. Pela primeira vez, paraquedistas do Exército, a bordo de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) saltaram sobre o Guaíba. Embarcações da Marinha do Brasil e de entidades civis realizaram um desfile naval. Caças F-5M da FAB cruzaram o céu da capital gaúcha junto com outras aeronaves de transporte e patrulha. O desfile motorizado contou com 180 viaturas no total, entre blindados do Exército, viaturas e motocicletas leves da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, PRF, PF, Polícia Civil, EPTC e Guarda Municipal. A tropa hipomóvel, com 110 cavalos, encerrou o desfile.

Na sequência, o Fogo Simbólico da Pátria foi transformado em Chama Farroupilha e conduzido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho ao Acampamento Farroupilha, montado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia).

O Comandante Militar do Sul, General de Exército Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva, era a mais alta autoridade militar presente na cerimônia. O Chefe de Polícia, Delegado Fábio Motta Lopes, acompanhou o desfile do palanque de autoridades ao lado do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior; do Secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Vanius Cesar Santarosa e do Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, entre outros presentes.