Polícia Civil prende dois indivíduos e apreende diversas armas de fogo em Viamão
Publicação:

Na manhã desta quarta-feira (24), durante o cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão no distrito de Águas Claras, em Viamão, a Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico, do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (4ª DIN/Denarc), prendeu preventivamente dois indivíduos e apreendeu armas de fogo, munições e carregadores.
Segundo a Delegada Ana Flávia Leite, titular da 4ª DIN/Denarc, a investigação teve início após informações indicarem que uma agropecuária seria utilizada como ponto de apoio para o tráfico de entorpecentes, com uso de veículos de luxo. “A partir de monitoramentos e quebras de sigilo bancário, autorizadas judicialmente, foram identificadas movimentações financeiras atípicas e um esquema estruturado de compra e distribuição de insumos para a fabricação de drogas sintéticas, em especial a droga conhecida como SPECIAL-K, com a utilização de empresas e pessoas interpostas para dissimular a origem dos valores”, salientou a Delegada.
Ainda segundo a delegada Ana Flávia, durante as investigações foram identificados indivíduos responsáveis por fornecer munições – inclusive recarregadas – a outros integrantes do grupo, com negociações reiteradas ao longo do segundo semestre de 2024. “As mensagens analisadas evidenciaram que eles produziam ou intermediavam o fornecimento de munições, o que aumentava a capacidade bélica do grupo e fortalecia sua atuação criminosa”, acrescentou.
Ao todo, foram apreendidas uma pistola Glock calibre 9mm, uma pistola Glock calibre .380, uma pistola Taurus calibre 9mm, um revólver Taurus calibre .44, uma carabina CBC calibre .22, uma espingarda CBC calibre 12, uma carabina Rossi calibre .44, dois carregadores MEC-GAR para calibre .22, um aparelho celular, 334 munições calibre 12, 331 munições calibre .44, 285 munições calibre 9mm e 5 munições calibre .380.
Os indivíduos, de 37 e 23 anos, foram presos preventivamente e conduzidos ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da justiça para responder pelo crime de comércio ilegal de arma de fogo.