Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil presente no primeiro dia de provas do Enem

Exame foi aplicado em 106 municípios gaúchos e contou com mais de 245 mil inscritos no estado

Publicação:

WhatsApp Image 2021 01 17 at 10 52 49
A Polícia Civil trabalhou para assegurar a segurança no locais de prova do Enem - Foto: Policia Civl - Divulgação
Por Ascom Polícia Civil

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mobilizou estudantes no país neste domingo (17). No Rio Grande do Sul, foram mais de 245 mil escritos, com provas em 106 municípios gaúchos, realizadas em 677 instituições de ensino no estado. 

A Polícia Civil do RS, em conjunto com os demais órgãos de segurança, esteve presente na Operação Enem 2020/21. Muito antes da abertura dos portões das escolas, às 11h30min, os policiais já estavam em ação, por meio do serviço de inteligência e operacional, monitorando os locais de prova, acompanhando a movimentação dos estudantes e atentos a qualquer anormalidade, a fim de garantir que a aplicação das provas ocorresse de forma segura e tranquila.

WhatsApp Image 2021 01 17 at 12 44 59
Atuação em conjunto com os demais órgãos de segurança - Foto: Policia Civl - Divulgação

Para o acompanhamento das provas do Enem,  a Polícia Civil contou com um efetivo de 236 policiais, sendo 174 agentes e 62 delegados, e com o emprego de 82 viaturas, atuando em todas a cidades onde ocorreram as avaliações.

WhatsApp Image 2021 01 17 at 12 12 58 (1)
Polícia Civil acompanhando a movimentação no entorno dos locais de prova - Foto: Policia Civl - Divulgação

 

No estado, esta primeira etapa do Enem transcorreu sem grandes intercorrências. Entretanto, por conta da norma que, em observação às condições sanitárias, restringiu a lotação máxima das salas de prova, alguns candidatos ficaram impossibilitados de realizar o exame, o que gerou descontentamento e frustração entre os estudantes. Por esse motivo, alguns pequenos grupos fizeram manifestações no entorno dos locais de prova, como se verificou nas cidades de Porto Alegre, Santa Cruz e Cruz Alta.

O distanciamento nas salas de aula foi uma das medidas adotadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira (Inep) para diminuir os riscos de contágio da Covid-19 durante a realização da prova. Assim, de acordo com o Inep, os inscritos que ficaram impedidos de realizar a avaliação hoje em razão da excesso de lotação das salas, poderão prestar a prova em 23 e 24 de fevereiro, na reaplicação do exame. 

A segunda etapa do Enem está programada para o próximo domingo, dia 24. A Polícia Civil estará presente novamente, a fim de garantir a segurança na aplicação do exame.

 

Comentários

Polícia Civil RS