Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil realiza atividades para o público infantil com foco na prevenção à violência contra crianças e adolescentes

Publicação:

Atividades
Atividades
Por Polícia Civil

A Polícia Civil, abrindo a semana comemorativa ao Dia das Crianças, realizou nesta quarta-feira (09), atividades para o público infantil no estacionamento no Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre. O Evento  denominado “Quero Ir Junto” é uma oportunidade para os filhos conhecerem o local de trabalho de seus pais, vivenciarem suas rotinas e aproveitarem momentos de muita diversão.

Aproximadamente 60 crianças e adolescentes, filhos de funcionários do shopping, participaram de atividades lúdicas e do Papo de Responsa, um Programa desenvolvido na Polícia Civil do RS desde outubro de 2016, com atuação junto às escolas de ensino fundamental e médio, sejam elas públicas ou privadas. Trata-se da promoção de um diálogo descontraído sobre prevenção à violência e o papel do policial na sociedade, tendo como público alvo a interlocução com crianças, adolescentes e jovens. Dentre os objetivos das atividades, estão a prevenção à violência e comportamento seguro.

No encontro do Papo de Responsa, a conversa entre policiais e alunos se dá de forma descontraída, com espaço para os jovens participarem efetivamente com questionamentos, dialogando sobre temas relacionados ao cotidiano escolar. Os policiais, através de atividades, visitas e palestras, promovem esta interação e aproximação da Polícia Civil com a sociedade, essencialmente destacando a importância das escolhas de vida dos jovens.

Dentre os temas que normalmente são abordados, estão a prevenção à violência contra crianças e adolescentes, prevenção ao uso de drogas, bullying, violência doméstica e escolar.

Em prosseguimento às atividades da semana do Dia da Criança, no dia 10 inicia o Seminário Estadual Para Infância e Juventude: Diálogos entre Teoria e Prática, realizado pela Divisão da Criança e do Adolescente do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis em alusão ao Dia da Criança. O seminário ocorre nos dias 10 e 11 de outubro, no Auditório da Secretaria da Segurança Pública, abordando temas relevantes para os profissionais que atuam no sistema de Justiça Infantojuvenil.

No dia 11, no mesmo local do seminário, também ocorrerá a assinatura do termo de cooperação entre a Polícia Civil e a empresa OI, uma parceria com o objetivo de envio de “torpedos sociais”. O primeiro “torpedo social” será para divulgar o canal de denúncia de violência contra crianças e adolescentes.

Jorge Felipe

Polícia Civil RS