Polícia Civil realiza operação para combater o tráfico de drogas em Marau
Publicação:

Nesta sexta-feira (18/10), foi deflagrada a Operação Clínica Geral, coordenada pelo delegado Ivair Matos Santos, com o objetivo de desarticular uma quadrilha suspeita de tráfico de drogas, homicídios e roubos. O grupo é conhecido como "turma do bolinha" e, segundo as investigações, essa associação criminosa é responsável pelo tráfico de drogas no bairro Santa Helena, em Marau. Na ação, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva.
Foram apreendidos cerca de 185g de maconha, duas pedras grandes de crack pesando aproximadamente 60,9g, que apõs picadas renderiam em torno de 600 pedras de crack, segundo o delegado Santos. Também foi apreendido um colete balístico, alvo para treinamento de tiros, capacetes, dois mil reais, R$3.570,00 em cheques, aparelhos celulares, relógios de pulso, uma TV Led 39 polegadas, notebooks e aparelhos de DVD's entre outros objetos. No total, foi efetuada a prisão de nove pessoas, as quais, após o registro dos procedimentos legais, foram encaminhadas ao sistema prisional. Segundo o delegado Santos, os integrantes da quadrilha também estão sendo investigados em outros 27 inquéritos policiais que apuram homicídios consumados e tentados, furtos, receptação, dano ao patrimônio público, corrupção de menores, porte ilegal e disparos de arma de fogo, além de roubos a pedestres, estabelecimentos comerciais e de veículos. A operação foi batizada com o nome “Clínica Geral” justamente devido à diversidade de delitos praticados pelo grupo criminoso.
A ação contou com a participação de mais de 100 policiais civis, sendo utilizado cerca de 35 viaturas, das regionais de Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Soledade e Carazinho. Ainda, na ação, dois adolescentes que fazem parte do grupo foram apreendidos e serão encaminhados ao representante do Ministério Público do município. Segundo o chefe de investigações, Marcos Pradegan, o tráfico de entorpecentes estava ocorrendo com mais incidência na Rua dos Estados e foi identificado a participação de cada integrante da quadrilha, ficando demonstrado também o crime de associação ao tráfico.
Fonte: DP de Marau
Del. Clarissa Lopes