Polícia Civil realiza seminário de prevenção aos crimes de roubo a bancos e extorsão mediante sequestro
Publicação:

Na manhã desta segunda-feira (5), a Polícia Civil, através do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), realizou, no auditório da Fundação Gaúcha de Futebol, o 1º Seminário Interestadual de Prevenção aos Crimes de Roubo a Bancos e Extorsão Mediante Sequestro.
O objetivo do encontro foi propiciar aos membros da sociedade civil e aos profissionais de segurança privada conhecimentos sobre a prevenção dos crimes de roubos a bancos, roubos às transportadoras de valores, furtos de caixas eletrônicos/cofres, roubos a joalherias e extorsão mediante sequestro.
O chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, considerou o evento de extrema importância, pois envolve a troca de conhecimentos com as Polícias Civis de outros Estados e também com as empresas vítimas.
O diretor do Departamento Estadual de Investigações criminais (DEIC), delegado Rodrigo Bozzetto, apresentou o painel "O papel da Polícia Civil através do DEIC na repressão qualificada aos crimes de roubo a bancos, carro-forte, joalherias e extorsão mediante sequestro".
Segundo Bozzetto, a realização deste seminário é de grande importância para a Polícia Civil, em especial para os policiais que trabalham diretamente com roubo a bancos e extorsão mediante sequestro, em razão da troca e absorção de conhecimentos. “A integração com demais órgãos afeitos ao tema, dos estados de SC, PR e SP só engrandece e profissionaliza o trabalho de polícia judiciária”, enfatizou.
Para o delegado Sander Cajal, diretor de investigações do DEIC, o intercâmbio de conhecimento entre as polícias, de forma aberta ao público/privado, proporciona uma melhor visão das dificuldades que enfrentamos no combate aos crimes debatidos no seminário. "Esperamos que essa compreensão alavanque uma melhor parceria público/privado para um combate efetivo nesses delitos, trazendo mais segurança para todos".
O evento trouxe ainda os seguintes paineis: "A Realidade e os Aspectos dos Crimes de Roubos a Bancos, Carro-forte, Joalherias e outros no Estado de São Paulo" pelo Delegado Ronaldo Sayeg, do DEIC de São Paulo; “O Departamento de Polícia Federal, Prevenção e Repressão aos Crimes de Roubos a Bancos, Extorsão Mediante Sequestro e outros no Rio Grande do Sul", pelos Delegados Roberto Lopes Janisch e Robin Robin da Silva, da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio e Tráfico de Armas – DPF.
Outras duas palestras foram apresentadas durante o seminário: "A realidade e os aspectos preventivos do crime de extorsão mediante sequestro no Estado de São Paulo", pelo Delegado Fábio Nelson Fernandes, Titular da 1ª Delegacia Antissequestro do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil do Estado de São Paulo; " A repressão aos Crimes de Extorsão mediante sequestro no Estado do Paraná pelo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial - TIGRE", pelo Delegado Riad Braga Farhat, Diretor do Denarc do Estado do Paraná.
Estiveram presentes, além do chefe de Polícia, delegado Emerson Wendy, o Subchefe de Polícia, delegado Leonel Carivali, o Diretor do Deic, delegado Rodrigo Bozzetto, a diretora da Academia de Polícia, delegada Elisângela Melo Reghelin.
Também participaram do encontro, o Delegado Sander Cajal, diretor da divisão de Investigações do DEIC, o Delegado João Paulo de Abreu, da 1ª Delegacia de Repressão a Roubos do DEIC, a Delegada Camila Defaveri, Diretora da DAE/DEIC e demais autoridades. O subchefe de Polícia, delegado Leonel Carivalli, encerrou o evento.
Fabiano Leal
È