Polícia participa de ciclo de palestras na UCS de Farroupilha
Publicação:

Na abertura do evento, realizada no dia 15/08, o chefe da Polícia Civil gaúcha, delegado Ranolfo Vieira Júnior, palestrou aos estudantes, sobre a importância do Inquérito Policial O diretor de Investigações do Narcotráfico (Dinarc), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil gaúcha, participou nessa quarta-feira (17), por volta das 20 horas, no auditório da Universidade de Caxias do Sul – Núcleo Universitário de Farroupilha (NUFAR) – , Estrada dos Romeiros, Bela Vista nº275, no município.
A organizadora do evento, delegada Roberta Mariana Bertoldo da Silva, titular da Delegacia de Farroupilha, decidiu mostrar com o ciclo, a importância do trabalho da Polícia Civil para a responsabilização criminal. “O delegado Heliomar foi convidado devido à competência no comando das diversas Delegacias em que atuou, haja vista o sucesso de suas operações policiais ao longo dos anos”, complementou Roberta. De acordo com a delegada, este foi o primeiro ciclo e espera dar continuidade ao mesmo no ano seguinte.
No dia 15/08, o chefe da Polícia Civil, delegado Ranolfo Vieira Júnior, ministrou aos estudantes sobre a importância da investigação criminal e as formas de investigar, tais como o uso de interceptação telefônica, infiltração, quebra de sigilos, etc. Na terça-feira (16), o delegado Joeberth Pinto Nunes, falou da nova ordem processual penal das prisões, conhecida como “Lei das Prisões”. No dia 16/08, do ciclo de palestras, o delegado Heliomar Franco, explicou aos alunos, a função da Polícia Civil na repressão ao tráfico de drogas, realizada pelo departamento especializado, aqui no Rio Grande do Sul, pelo Denarc. Durante a apresentação, foram exibidos diversos entorpecentes e relatados os malefícios de cada um. "Eventos como esses são fundamentais para aproximação da polícia a diversos setores da sociedade", falou Franco.
Além das drogas, foram expostos 30 quadros fotográficos, com imagens de apreensões e locais utilizados pelos traficantes para camuflar a droga. Nas palestras, compareceram cerca de 500 pessoas, envolvendo alunos dos cursos de direito e administração de empresas, policiais civis e delegados da 8ªRegião Policial. Estiveram presentes no evento, os diretores do Núcleo de Farroupilha da UCS, Celso Ferrarini, do Curso Direito, Fernanda Francischini Schmitz, a professora da cadeira de Direito Penal, Gisele Mendes Pereira, a coordenadora da disciplina de Prática Jurídica e do setor de estágios, Adriane Lopes, a promotora Jeanine Mocellin, secretários municipais e integrantes da ordem dos Advogados do Brasil. No encerramento do ciclo, ocasião em que houve a maior participação do público com questionamentos sobre o trabalho do Denarc.
O Denarc recebe denúncias através do número 0800 518 518 e pelo endereço eletrônico denarc-denuncias@pc.rs.gov.br
Fonte: Sala de Imprensa do Denarc
Maurício
Fotos anexas abaixo