Polícias Civis do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul renovam parceria referente ao Programa Papo de Responsa
Publicação:
Nesta sexta-feira (08/11), na Cidade da Polícia do Rio de Janeiro, foi realizada a cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica referente ao Programa Papo de Responsa, celebrado entre a Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro (Sepol).
O termo de cooperação técnica garante a continuidade do compartilhamento da metodologia do Papo de Responsa entre as Polícias Civis do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.
Na oportunidade, o Chefe de Polícia declarou: "Vemos esse trabalho sendo feito no Rio Grande do Sul desde 2016 e queremos continuar. Reafirmar o Papo de Responsa é motivo de orgulho, e uma oportunidade que não poderíamos deixar passar. A Polícia Civil gaúcha reforça seu compromisso com o Programa que tem transformado a vida de muitos jovens e de suas famílias".
Ao longo dos oito anos de parceria, cerca de 200 policiais multiplicadores foram capacitados pela Acadepol da PCRS, por policiais civis do RS e pelo idealizador do Programa, Inspetor de Polícia da PCRJ, Beto Chaves. Como resultado disso, o Papo de Responsa chegou a mais de 450 mil pessoas alcançadas.
"A Polícia tem que ser firme, mas também é preciso ter esse viés da prevenção. O Papo conquistou o Rio Grande do Sul pela profundidade. É uma ferramenta que tem que ser aliada das nossas operações", explica a Delegada Eliana Lopes. "É um momento de reflexão em que a gente mostra para a gurizada que eles podem ser protagonistas da própria vida. Nós damos um referencial para eles se inspirarem. Como policiais, somos agentes da transformação."
O Programa Papo de Responsa visa à prevenção da criminalidade entre os jovens, promovendo o desenvolvimento de uma cultura de paz e cidadania. O programa tem como foco a educação e a conscientização, buscando engajar os adolescentes em atividades que estimulem o respeito, a responsabilidade e a reflexão sobre os impactos negativos da violência e do envolvimento com o crime.
A cerimônia contou com a presença do Chefe de Polícia, Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, da Diretora da Divisão de Comunicação Social (DCS) e da Divisão de Prevenção, Mediação e Justiça Restaurativa (DPJR), Delegada Eliana Parahyba Lopes, do subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Sepol, Delegado Carlos Oliveira, da diretora da Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), Delegada Valéria Aragão, do coordenador do Papo de Responsa da Sepol, inspetor Beto Chaves, demais autoridades e convidados.
Com informações da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro.