Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Porto Alegre contará com mais uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher

Publicação:

WhatsApp Image 2023 03 08 at 21 31 22
Porto Alegre contará com mais uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher - Foto: Raquel Hoefel/PCRS

Neste Dia Internacional da Mulher, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, seguindo às diretrizes da Chefia de Polícia e reforçando o seu compromisso de proteção à mulher e de combate à violência de gênero no Estado, tem satisfação em anunciar que, no mês de maio, uma segunda Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) será inaugurada em Porto Alegre. O espaço tem sede prevista na Av. Assis Brasil e será criado em atendimento ao Decreto 46.612 de 17 de setembro de 2009.

WhatsApp Image 2023 03 08 at 21 31 21
Porto Alegre contará com mais uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher - Foto: Raquel Hoefel/PCRS

A instituição aguarda a formação de uma nova turma de agentes da Academia da Polícia Civil (Acadepol), no mês de abril, para somar recursos humanos à nova sede da DEAM. O objetivo é que, cada vez mais, as vítimas de violência doméstica e familiar encontrem locais de apoio para romper o ciclo de violência.

Além do novo órgão policial que será inaugurado, a Polícia Civil gaúcha já possui, em Porto Alegre, uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, com atendimento 24h, localizada na Rua Professor Freitas e Castro, 720, no Palácio da Polícia.

WhatsApp Image 2023 03 08 at 21 34 29
Porto Alegre contará com mais uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher - Foto: Raquel Hoefel/PCRS

No Rio Grande do Sul, a instituição mantém 21 Delegacias da Mulher, além de 61 Salas das Margaridas e, ainda, 6 Delegacias de Polícia de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPPGV) em diversos municípios do RS.

A Delegada Eliana Parahyba Lopes, Diretora da Divisão de Comunicação Social, destaca que a instalação de uma 2ª DEAM em Porto Alegre faz-se necessária diante da volumosa demanda apresentada, sendo um momento de especial atenção da Chefia de Polícia no enfrentamento à violência contra a mulher. A ampliação do atendimento especializado significa uma ferramenta muito importante no combate à violência doméstica, visto que facilitará, ainda mais, o acesso das vítimas à Polícia Civil e à rede de apoio.

Polícia Civil RS