Porto Alegre contará com mais uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher
Publicação:

Neste Dia Internacional da Mulher, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, seguindo às diretrizes da Chefia de Polícia e reforçando o seu compromisso de proteção à mulher e de combate à violência de gênero no Estado, tem satisfação em anunciar que, no mês de maio, uma segunda Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) será inaugurada em Porto Alegre. O espaço tem sede prevista na Av. Assis Brasil e será criado em atendimento ao Decreto 46.612 de 17 de setembro de 2009.

A instituição aguarda a formação de uma nova turma de agentes da Academia da Polícia Civil (Acadepol), no mês de abril, para somar recursos humanos à nova sede da DEAM. O objetivo é que, cada vez mais, as vítimas de violência doméstica e familiar encontrem locais de apoio para romper o ciclo de violência.
Além do novo órgão policial que será inaugurado, a Polícia Civil gaúcha já possui, em Porto Alegre, uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, com atendimento 24h, localizada na Rua Professor Freitas e Castro, 720, no Palácio da Polícia.

No Rio Grande do Sul, a instituição mantém 21 Delegacias da Mulher, além de 61 Salas das Margaridas e, ainda, 6 Delegacias de Polícia de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPPGV) em diversos municípios do RS.
A Delegada Eliana Parahyba Lopes, Diretora da Divisão de Comunicação Social, destaca que a instalação de uma 2ª DEAM em Porto Alegre faz-se necessária diante da volumosa demanda apresentada, sendo um momento de especial atenção da Chefia de Polícia no enfrentamento à violência contra a mulher. A ampliação do atendimento especializado significa uma ferramenta muito importante no combate à violência doméstica, visto que facilitará, ainda mais, o acesso das vítimas à Polícia Civil e à rede de apoio.