Programa Papo de Responsa recebe homenagem na Câmara de Vereadores de Rio Grande

WhatsApp Image 2022 11 23 at 20 43 59

No final da tarde dessa terça-feira (22/11), o Programa Papo de Responsa recebeu uma homenagem na Câmara de Vereadores da Cidade do Rio Grande.

A homenagem foi proposta pelo Vereador Luciano Figueredo e acolhida por unanimidade por todos os integrantes da Câmara de Vereadores da cidade do Rio Grande “por todo empenho e trabalho desenvolvido no Programa Papo de Responsa, que tem como objetivo ampliar o diálogo com a criança, adolescente e jovens sobre temas como Direitos Humanos, Segurança Pública, Cultura de Paz, Participação Cidadã, Empoderamento e drogas”.

A Sessão especial em homenagem ao Papo de Responsa foi presidida pelo Vereador Filipe Branco e contou com a presença do Secretário de Mobilidade, acessibilidade e segurança, Anderson Castro, que representou o prefeito municipal na cerimônia, além do Vereador Luciano Figueredo Luka – proponente da homenagem, Vereador Edson Costa e Vereador Júlio César e a delegada Regional da 7ª Região Policial, Lígia Marques Furlanetto.

Receberam a homenagem, além da Delegada Regional Lígia Marques Furlanetto, as policiais civis Christiane Evangelista, Kelyana Ribeiro, Vivian Manhagno, Perla Macedo, Cátia Oliveira e Paula Paixão.

A homenagem foi uma oportunidade de outros integrantes da casa legislativa de Rio Grande e dos cidadãos Rio-Grandinos conhecerem um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido junto as instituições que atendem adolescentes e jovens adultos na cidade.

A homenagem teve o seguinte teor, “ A Câmara Municipal do Rio Grande, a mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul, presta homenagem especial ao Programa Papo de Responsa, um poderoso instrumento de transformação e conscientização da sociedade que tem como público alvo as crianças e adolescentes. O Programa Papo de Responsa atua por meio de um diálogo descontraído sobre a prevenção a violência, as drogas e a todos os efeitos advindos do tráfico e ao seu consumo.

Para o Vereador Luciano Figueiredo – LUKA – o diálogo descontraído de prevenção à violência, às drogas e todas as consequências advindas do tráfico e seu consumo. E sobre o papel da polícia na sociedade é essencial para que os jovens entendam o papel da polícia e a tenham como amiga.

De acordo com o Vereador Júlio César, o baixo efetivo da Polícia Civil diante de outras forças policiais não deixa que a mesma preste um serviço relevante como o diálogo com os jovens no ambiente escolar.

Após a entrega das homenagens, foi dada palavra para a Inspetora de Polícia Christiane Evangelista, que agradeceu a homenagem em nome das colegas salientando que todas realizam o trabalho de forma voluntária, além dos trabalhos realizados nas delegacias e inclusive em suas folgas, explicou como que o  papo é um conversa descontraída e a forma como funciona o programa nas escolas e juntos aos adolescentes e jovens adultos.

A Delegada Lígia Marques Furlanetto agradeceu o empenho da equipe do Papo e ressaltou a importância que o programa tem junto aos jovens, inclusive, nos períodos de pandemia destacando o sucesso do Papo de Responsa na cidade. De acordo com a delegada regional “o Papo de Responsa tenta resgatar valores na sociedade”.

O vereador Filipe Branco salientou o trabalho voluntário da equipe do Papo de Responsa “para que médio e longo prazo venha dar frutos” e ainda, ressaltou a importância e o trabalho que vem sendo realizado pela polícia, seja na prevenção como na solução dos crimes.

Atualmente o Programa Papo de Responsa está atendendo 31 escolas na cidade de Rio Grande, 4 escolas na cidade de São José do Norte e uma escola na cidade de Santa Vitória do Palmar. Apenas neste ano, 2022, já foram atendidos 2952 alunos.