Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Protético é preso por exercício ilegal em Fazenda Vila Nova

Publicação:

20131009200448-cod24688.jpeg
setup-carga-20131009200448-cod24688-jpeg - Foto: Polícia Civil RS

Em outra ação da Polícia Civil de Fazenda Vila Nova e de Taquari, foi preso um homem de 54 anos suspeito de abusar sexualmente da sobrinha de 14 anos portadora de retardo mental   

Na manhã desta quarta-feira (9/10), a Polícia Civil de Fazenda Vilanova e de Taquari realizaram operação policial para cumprimento de mandado de busca e apreensão e mandado de prisão preventiva. Na ação realizada em Fazenda Vila Nova, foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa de um homem de 77 anos, acusado do crime de exercício ilegal da arte dentária, cuja pena prevista é de detenção de seis meses a dois anos. A investigação iniciou há cerca de quatro meses, a partir de denúncias realizadas por profissionais habilitados junto ao Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul, cujo representante registrou ocorrência policial.

Segundo depoimentos colhidos durante a instrução do feito, dentistas atuantes em Fazenda Vilanova eram procurados por clientes de J.J. De V., vulgo Chapeiro, para consertar próteses mal adaptadas. Um desses pacientes, inclusive, estava com hiperplasia gengival em razão da prótese mal adaptada, patologia esta que poderia levar ao desenvolvimento de um câncer bucal. Na residência do investigado, que confirmou que elaborava próteses dentárias desde que tinha vinte e poucos anos e que não possuía habilitação para a atividade, foi detectado que o mesmo mantinha uma espécie de laboratório em uma das peças da casa, local onde eram elaboradas as próteses. Foram apreendidos inúmeros materiais utilizados para a elaboração das mencionadas próteses.

Em outra ação policial, agentes das Delegacias de Polícia de Fazenda Vila Nova e Taquari, deram cumprimento a mandado de prisão preventiva em desfavor de V. G. Da S., 54 anos, acusado de abusar da sobrinha, atualmente com 14 anos de idade e portadora de retardo mental. No mês de setembro, após a vítima revelar a colegas de aula os abusos que vinha sofrendo do tio, pessoa com quem residia há anos e que era o tutor de sua mãe, interditada judicialmente por retardo mental grave, foi registrada ocorrência policial e iniciadas as investigações. Foi apurado que os abusos aconteciam há mais de ano e que a vítima era ameaçada pelo acusado para que nada revelasse a terceiros. Os abusos ocorriam tanto na residência da família quanto em matos localizados nas imediações.

Ainda, conforme declarações da vítima, o acusado apresentava comportamento agressivo, sendo frequentes as ameaças e agressões dele contra sua companheira e demais familiares. Diante das provas colhidas, o Poder Judiciário de Estrela acatou representação da autoridade policial e decretou a prisão preventiva do acusado, que foi prontamente cumprida pela Polícia Civil. Após formalidades de praxe, V. G. Da S. Foi encaminhado ao Presídio Regional de Lajeado.

Fonte: DP de Taquari

Eugênio

Polícia Civil RS