Seis são presos por duplo homicídio e roubo a estabelecimento comercial

Operação Conexão 2018

índice
Operação Conexão 2018 foi deflagrada nas cidades de Alvorada, Cachoeirinha e Viamão - Foto: Rodrigo Cachoeira
Por Carlos Vogt

Seis dos 9 responsáveis por um duplo homicídio, ocorrido em uma boate da Capital, em 2018, foram presos na manhã desta segunda-feira (09) pela Polícia Civil, durante a Operação Conexão 2018, deflagrada em Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí. Membros de uma facção criminosa, eles teriam executado duas pessoas e ferido outras quatro, todas integrantes de uma facção rival. Um dos mortos, inclusive, era líder daquela facção. Do total de presos, 3 já estavam detidos por outros crimes.

Segundo a Polícia, apesar de as facções já estarem em atrito em função da disputa por pontos de tráfico de drogas, o estopim para as mortes foi uma briga de trânsito entre os envolvidos.

A investigação, que, até então, estava a cargo unicamente da 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) da Capital, acabou se cruzando com diligências de outro departamento, o Deic, cuja a Delegacia de Roubos (DR) já mirava o grupo pelo roubo a uma empresa de segurança, sediada em Porto Alegre, naquele mesmo ano. O grupo ainda é investigado por tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico.

Além dos mandados de prisão preventiva, foram cumpridos ordens para busca e apreensão em locais ligados à facção. Foram apreendidos, aproximadamente, R$ 28 mil, drogas, anotações da contabilidade do tráfico, relógios e um veículo, além de uma dupla de saguis mantidos em cativeiro, que foram resgatados e encaminhados ao Ibama.

Mais informações junto à Delegacia de Roubos (DR) do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic), com o delegado João Paulo de Abreu, e à 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) da Capital, com a delegada Roberta Bertoldo.