Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Traficante que mantinha a companheira em cárcere privado no Uruguai é preso pela Polícia Civil

Publicação:

-
Apreensões feitas durante Operação Sem Fronteira. - Foto: PCRS

A Polícia Civil, por meio da 4ª Din do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), prendeu preventivamente, nesta quarta-feira (22/3), durante Operação Sem Fronteira, um homem que seria o responsável pela venda de drogas nas cidades de Santana do Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai, e que estaria mantendo sua companheira em cárcere privado no país vizinho. A ação, coordenada pela Delegada Ana Flávia Leite, foi realizada em conjunto com a Polícia uruguaia e contou com informações oriundas do 21º Batalhão de Polícia Militar.

O investigado estava foragido do sistema prisional e se escondendo na cidade de Rivera. Ele se valia da situação limítrofe das duas cidades para tentar se furtar da aplicação da lei penal. Um mandado de prisão foi expedido contra ele após sua condenação definitiva por homicídio. Em 2019, o preso matou um homem inocente que chegava a um bar onde ele estava. A vítima morreu com um disparo de arma de fogo que atingiu seu abdômen. Após sua condenação, o criminoso teria fugido de Porto Alegre para o sul do estado, onde passou a ser o responsável por alguns pontos de venda de drogas na cidade de Santana do Livramento e em Rivera.

Em suas redes sociais, o capturado ostentava fotos de drogas e armas utilizando outro nome com o objetivo de não ser identificado. Monitorando as páginas, foi constatado que o homem circulava livremente pelo Uruguai, tendo, inclusive, desfilado por uma escola de samba em Rivera, no último Carnaval.

Segundo apontava a investigação, o homem estaria mantendo sua companheira em cárcere privado em um imóvel utilizado para o armazenamento de drogas e armas em Rivera. O criminoso trancava a mulher em casa enquanto saía para distribuir os entorpecentes. Durante a ação, a Polícia Civil conseguiu libertar a vítima de violência doméstica, que foi encontrada machucada e bastante amedrontada.

O criminoso foi preso durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão expedido no bojo da Operação Sem Fronteira. No interior do imóvel, foram apreendidas 1,695 kg de maconha, 315g de cocaína, 426g de crack, 4 armas de fogo (sendo três revólveres calibre 38 e uma pistola 9mm), 205 munições de vários calibres, duas balanças de precisão, R$ 32.735, U$ 220, $U 5.100 (peso uruguaio), montantes oriundos do tráfico de drogas.

Em continuidade das investigações, já em Santana do Livramento, um outro indivíduo, ligado a mesma facção do homem capturado no Uruguai, foi preso portando uma arma de fogo. O homem foi surpreendido quando chegava em casa. No interior do imóvel, foram localizadas outra arma de fogo, 64 porções de crack, uma porção de cocaína e nove porções de maconha.

Polícia Civil RS