Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

XI Seminário da Polícia Civil reúne mais de 400 policiais em Bento Gonçalves

Publicação:

WhatsApp Image 2022 11 17 at 10 21 39
Com o tema 'Novas Tecnologias Aplicadas à Investigação Criminal', o evento ocorre no Dall Onder Grande Hotel - Foto: Raquel Hoefel/PCRS

Começou nesta quinta-feira (17), na Serra Gaúcha, a 11ª edição do Seminário da Polícia Civil. Com o tema Novas Tecnologias Aplicadas à Investigação Criminal, o evento ocorre no Dall Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, com a presença de mais de 400 policiais, entre delegados e agentes. 

As atividades tiveram início pela manhã com o painel Criptoativos e Investigação Criminal Tecnológica, apresentado pelo Delegado Vytautas Fabiano Silva Zumas, coordenador do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro e do Centro de Monitoramento de Interceptações Telefônicas e Telemáticas da Polícia Civil de Goiás (PCGO). A exposição foi mediada pelo Delegado Márcio Niederauer Nunes da Silva, diretor da Divisão de Inteligência Financeira do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) da Polícia Civil gaúcha.

Na sequência, o diretor do GIE, Delegado Endrigo Veiga Marques, mediou o painel Ferramentas Tecnológicas úteis à Investigação Policial, com os painelistas consultores em segurança Marcelo Fillman, Frederico Bonincontro, Humberto Sá Garay e Curt Lowenhaupt.

Na parte da tarde, os trabalhos tiveram continuidade com os delegados da PCRS Adriano Nonnemacher de Souza e Gabriel Silva Borges, que apresentaram um caso prático sobre a Aplicação de Novas Tecnologias na Investigação Criminal. Nonnemacher é o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DRLD) e Borges da 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN), ambas do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc). A apresentação teve como mediador o delegado Carlos Henrique Braga Wendt, Diretor do Denarc.

O quarto painel do dia: Meios Eletrônicos na Inteligência Policial Judiciária foi apresentado pelo delegado Romano Costa (PCPE), gestor da Unidade de Capacitação e Desenvolvimento da Polícia Civil de Pernambuco, com mediação do delegado Marcus Vinicius da Silva Viafore, diretor da Divisão De combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro e a Divisão de Inteligência e Análise Criminal do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da PCRS.

Em seguida, o chefe do Laboratório de Informática Forense da Polícia Científica do Estado de São Paulo, perito Hericson Santos, comandou o painel Child Grooming: aliciamento de crianças e adolescentes em redes sociais para a autoprodução de CSAM. A apresentação teve mediação da delegada Patrícia Tolotti Rodrigues, Chefe de Gabinete da PCRS.

WhatsApp Image 2022 11 17 at 18 42 43
Evento contou com a presença do Governador Ranolfo Vieira Júnior, entre outras autoridades. - Foto: Raquel Hoefel/PCRS

A abertura oficial do XI Seminário da Polícia Civil ocorreu no final da tarde, e contou com a presença do Governador Ranolfo Vieira Júnior; do Secretário de Segurança Pública Vanius Santarosa; do Secretário Adjunto de Segurança Pública, Del. Heraldo Chaves Guereiro, e do Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, e do Presidente da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, Rafael Pasqualotto.

O XI Seminário da Polícia Civil é uma realização da Chefia de Polícia Civil, com apoio da Associação dos Comissários de Polícia do RS (ACP). O patrocínio é do Banrisul, Saúde PAS, Servicoop, Associação dos Comissários de Polícia do RS (ACP), Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm), Sindicato dos Policiais do RS (Sinpol-RS), Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), Cognyte, Dígitro, Kenta, TechBiz Forense Digital, Gran Legado Vinhos e Espumantes, SUD Cervejaria Artesanal e Cellebrite.

Palestrantes do dia

Delegado da Polícia Vytautas Fabiano Silva Zumas

Coordenador do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro da Políca Civil de Goiás. É pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal e em Ethical Hacking e Cybersegurança, além de ser mestrando em Digital Currency pela Universidade de Nicosia, Chipre. Participou do Laboratório de Operações Cibernéticas e implementou o Núcleo de Operações com Criptoativos da Coordenação Geral de Combate ao Crime Organizado da Secretaria de Operações Especiais (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Também integra o Grupo de Trabalho em Criptoativos do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Possui certificados Chainalysis CRC e CCFC e é desenvolvedor do site www.blocksherlock.com – uma plataforma especialmente idealizada para servir e conectar unidades brasileiras responsáveis por investigações de crimes de qualquer natureza que envolvam criptoativos.

Humberto de Sá Garay

Consultor em Tecnologias e Segurança Pública. Desenvolve atividades comerciais, técnicas e de ensino nas áreas de Inteligência, Investigação e Forense Digital. Pós-graduado em Computação Forense e Perícia Digital e auditor líder certificado na ISO 27001 (Segurança da Informação). Pós-graduação em Inteligência Empresarial pela FGV, em Inteligência de Segurança Pública pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública e em Ações de contraterrorismo pela ABIN. Graduado em Ciência Militares, é professor e palestrante, oficial da reserva da Brigada Militar do RS e ex-Comandante da Academia de Polícia Militar. Atualmente é aluno e pesquisador no Programa de Pós-Graduação (Stricto sensu) em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC).

Marcelo Fillman

Profissional da TechBiz Forense Digital, formado em Engenharia Mecânica, Administração de Empresas, MBA em Marketing e Inteligência Digital. Atua há mais de 20 anos com de tecnologias e soluções dedicadas aos mercados de segurança pública e forças de lei, com ênfase em soluções para perícias técnicas e computação forense, com atuação em importantes empresas de âmbito multinacional como exemplo, a Israelense Cellebrite.

Curt Lowenhaupt

Sale manager Latam. Administrador de Empresas e Analista de Seguranca, formado e certificado. Experiência de 39 anos na àrea de Seguranca da Informação (Cyber Security). Consultor de Processos de Transformação Digital nas Agências de Segurança Pública.

Frederico Bonincontro

General Manager da Cognyte na América Latina e Caribe, Frederico possui vasta experiência na área de vendas e desenvolvimento de negócios para setores governamentais e telecom. Traz mais de 25 anos de experiência atuando por empresas como Cellebrite, ZTE, Nortel e Motorola, construindo uma sólida tragetória de sucesso no mercado de Telecomunicações e Tecnologia da Informação, Inteligência Digital, Segurança Pública e Governo.

Delegado de Polícia Adriano Nonnenmacher

Titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Lavagem de Dinheiro (DRLD) do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Especialista em Direito Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP). Foi Oficial do Ministério Público de 2002 a 2010, ano em que ingressou na carreira de Delegado de Polícia. Na Instituição, atuou como titular nas Delegacias de Palmares do Sul; 2° DP de São Leopoldo; 2° Delegacia de Investigações do Narcotráfico (DIN), do Denarc; Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Alvorada; Delegacia de Roubo de Veículos (DRV) de Canoas; e Delegacia de Roubo de Veículos, do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic).

Delegado de Polícia Gabriel Borges

Natural de São Sepé, Borges tem 32 anos e é Bacharel em Direito pela Uniritter e em Segurança Pública pela Estácio de Sá e Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Uniritter e em Direito Penal e Processo Penal Militar pela Uniasevi, além de Mestre em Direito pela Unilasalle. Foi militar do 29º Batalhão de Infantaria Blindado em Santa Maria e Soldado e Sargento da Brigada Militar (BM) por 10 anos. Na Polícia Civil, ingressou como Inspetor de Polícia, em 2019, e, posteriormente, Delegado de Polícia, no concurso de 2020, tendo sua primeira lotação na 1ª DP de Sapucaia do Sul. Atualmente, além de professor da Academia de Polícia (Acadepol), é titular da 3ª DIN, do Denarc.

Delegado de Polícia Romano José Carneiro da Cunha Costa

Gestor da Unidade de Capacitação e Desenvolvimento da Polícia Civil de Pernambuco. Mestre em Ciência Policial pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI), de Lisboa (2015), Especialista em Direito Público pela Escola Superior de Magistratura de Pernambuco (1998) e Pós-graduado em Direito Público pela Universidade Potiguar (2007). Participou de cursos como o de Altos Estudos em Política e Estratégica da Escola Superior de Guerra (ESG), do Ministério da Defesa (MD), em 2009, e de Especialização em Política e Estratégica pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no mesmo ano. Autor do livro “Inteligência Policial Judiciária: Os limites doutrinários e legais na assessoria eficaz à repressão ao crime organizado” (2019) e coautor dos livros “Inteligência de Segurança Pública, teoria e prática no controle da criminalidade” (2013) e “Manual de Operações Eletrônicas” (2012). Participou entre 2005 e 2006 da elaboração da Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP) e, mais tarde, em 2013, coordenou a revisão da DNISP. Também é professor em diversas Pós-Graduações de Inteligência, como na Academia Nacional de Polícia, da Polícia Federal; do Centro Universitário Brasileiro (Unibra), em Pernambuco; do Instituto Imadec, no Ceará, entre outros.

Perito Hericson Santos

Perito Criminal do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo, responsável pelo Laboratório de Informática Forense do Núcleo de Perícias Criminalísticas de Araçatuba/SP. Ex-Escrivão de Polícia Civil do Centro de Inteligência Policial de Araçatuba. Bacharel em Ciência da Computação. Especialista em Redes e Telecomunicações e Especialista em Perícia Forense Aplicada à Informática. Mestrando em Ciência da Computação ICMC/USP. Instrutor de Investigação de Crimes Cibernéticos da Secretaria de Operações Integradas da Diretoria de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Púbica (SEOPI/DINT/MJSP). Instrutor de Investigação de Crimes de Abuso Sexual Infantil pela Internet credenciado pela HSI/ICE da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Integrante da Equipe de Coordenação das Operações Luz da Infância de Combate à Exploração Sexual Infantil junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Coautor do livro: Deep Web Investigação no Submundo da Internet; coautor das obras: Tratado de Investigação Criminal Tecnológica e Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica.

Polícia Civil RS