Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

4ª Decrab desarticula reciclagem ilegal de embalagens de agrotóxicos

Dois homens são presos por crimes ambientais

Publicação:

Dois homens de costas vestindo camisetas pretas com os inscritos: Decrab Cruz alta com diversos materiais ao fundo
Ação aconteceu nos municípios de Soledade e Mormaço

A Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Cruz Alta, em ação conjunta com a Patrulha Ambiental da BM, desarticulou nesta segunda-feira (01/12) uma empresa que mantinha um depósito ilegal de embalagens de agrotóxicos, um grave crime contra o meio ambiente e a saúde pública, resultando na prisão em flagrante de dois homns por descumprimento à Lei dos Agrotóxicos. A ação é resultado de uma investigação conduzida pela Decrab com foco na identificação de toda a cadeia da destinação irregular de embalagens de produtos tóxicos.


Destinação irregular
As equipes de investigação identificaram dois estabelecimentos — em Soledade e Mormaço — que estavam envolvidos na destinação, manipulação e reutilização irregular dessas embalagens. Nos locais, foram encontrados vasilhames de agrotóxicos prontos para serem triturados e misturados a outros plásticos para reciclagem, incorrendo em crime que pode sujeitar os responsáveis a penas de reclusão de dois a quatro anos, além de multas, reforçando a seriedade da prática criminosa.

Diversos materiais plásticos de diferentes cores jogados ao chão e acondicionado em bags ou dentro de grandes sacos
Material estava acondicionado de forma irregular em dois depósitos alvos da ação policial


Risco à saúde pública

A reciclagem clandestina de embalagens de agrotóxicos expõe a população a substâncias perigosas, podendo resultar na contaminação dos produtos finais fabricados com o plástico reciclado, o que representa um sério risco à saúde pública. Para se ter uma ideia, plásticos reciclados dessa forma podem estar sendo usados para a fabricação de copos, garrafas, brinquedos e outros utensílios, colocando em grave risco a saúde humana, já que não passam pelo procedimento adequado de descontaminação.


Continuidade das investigações
As investigações da 4ª Decrab permanecem em andamento para que todos os envolvidos na prática criminosa sejam identificados e devidamente responsabilizados, garantindo a completa apuração dos fatos e a responsabilização ambiental e penal.

A Polícia Civil reforça seu compromisso permanente com a fiscalização e a repressão qualificada aos crimes no meio rural, protegendo o meio ambiente e a saúde da população.

Polícia Civil RS