Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil desarticula esquema criminoso de falsificação de receitas médicas e tráfico internacional de remédios

Mulher de 50 anos, de nacionalidade argentina, foi presa com grande quantidade de medicamento controlado em sua posse

Publicação:

WhatsApp Image 2025 07 21 at 16 30 22 (1)
_

A Polícia Civil, por intermédio da 2ª Delegacia de Polícia, sob a coordenação da Delegada Tatiana Barreira Bastos, desarticulou nesta sexta-feira (16/01) um esquema criminoso envolvendo a falsificação de receitas médicas e o tráfico internacional de medicamento controlado amplamente associado a crimes graves, como roubo e crimes sexuais. 

Uma mulher de 50 anos, de nacionalidade argentina foi presa. Ela utilizava documento falso para fazer a aquisição de medicamentos em diversas farmácias da capital. Com a suspeita, foi apreendida grande quantidade de medicamento controlado, confirmando a materialidade delitiva e o risco concreto à ordem pública. 

A investigação, que teve início há seis meses, ocorreu após o registro de ocorrência por uma médica da capital, acionada por uma rede de farmácias que suspeitou da autenticidade de uma receita apresentada. Confirmada a falsificação do documento, foram iniciadas diligências que identificaram a suspeita como responsável pela aquisição reiterada do medicamento Rohypnol, substância de uso restrito e conhecida no mercado ilegal como a droga do “boa noite cinderela”.

As apurações revelaram que a investigada utilizava o mesmo modus operandi em diversas farmácias da capital, e que parte da medicação era destinada à revenda no exterior, especificamente na Argentina.

A prisão da suspeita resultou na desarticulação de um esquema de circulação que alimentava o mercado clandestino de substâncias utilizadas na prática de crimes entre Brasil e Argentina, reafirmando o compromisso da Polícia Civil com a repressão qualificada aos delitos que atentam contra a saúde pública e a segurança.

Polícia Civil RS