Aumenta o número de prisões de agressores de vítimas de violência doméstica no primeiro trimestre do ano, na Capital

WhatsApp Image 2021 04 05 at 21 48 57
Deam de Porto Alegre realizou 38 prisões nos três primeiros meses de 2021 - Foto: Policia Civl - Divulgação

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Alegre, efetuou a análise dos dados operacionais das atividades realizadas pela Especializada no primeiro trimestre de 2021, na Capital, evidenciando que as prisões de agressores de vítimas de violência doméstica aumentaram neste período.

Conforme explica a delegada Jeiselaure Rocha de Souza, titular da Deam de Porto Alegre, foram realizadas 38 prisões nos três primeiros meses deste ano, o que representa um aumento em 375% em relação ao ano passado.

Ainda, em comparação ao ano de 2020, em que foram realizadas 06 operações policiais, em 2021 também houve um incremento nas atividades de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, sendo desencadeadas 07 operações policiais até o momento.

A delegada Marina Dillenburg, coordenadora do Serviço de Plantão da Deam, ressalta, também, que foram realizados 2.057 atendimentos presenciais, que vão desde a orientação às vítimas ao seu encaminhamento à rede de proteção e apoio de Porto Alegre. Neste período, foram lavrados 215 autos de prisão em flagrante.

De acordo com a delegada Jeiselaure, estes números são reflexo da estratégia de enfrentamento aos feminicídios na Capital, além do enfoque dado às denúncias e às ocorrências feitas por meio eletrônico, como aquelas oriundas do WhatsApp da Polícia Civil e da Delegacia Online.

A delegada Caroline Bamberg Machado, diretora do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), destaca que as ações de prevenção e repressão aos crimes de violência doméstica foram intensificadas no contexto da pandemia, havendo também um olhar institucional para o atendimento humanizado.

Mais informações podem ser obtidas com a delegada Jeiselaure Rocha de Souza, titular da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre.