Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chefe de Polícia assume como presidente do Conselho Superior de Polícia

Publicação:

-
- - Foto: Larissa Marafiga

Em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (24/3), o Chefe da Polícia Civil, Delegado Fernando Sodré, tomou posse como presidente do Conselho Superior de Polícia (CSP). A solenidade aconteceu no plenário do órgão, localizado no Palácio da Polícia, e teve as presenças do secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, e do subchefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro.


Criado pelo Decreto-Lei nº 1.199 de 5 de outubro de 1946, o Conselho surgiu primeiramente como Conselho Disciplinar de Polícia. No ano seguinte, transformou-se no Conselho Superior de Polícia, órgão colegiado que atua na função de Tribunal Administrativo, conforme a Constituição Federal. Com presidência sempre exercida pelo Chefe de Polícia, o órgão é composto ainda por Delegados de Polícia de 4ª classe e por representantes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Além do Chefe de Polícia, ainda integram atualmente o Conselho Superior de Polícia a Delegada Isabel Pires Trevisan, vice-presidente do órgão, o Delegado Daniel Artur Selbach Schmitz, secretário-executivo,  os delegados-conselheiros (titulares e suplentes) Luiz Magalhães, Maria Amábile Termignoni, Emerson Wendt, Nedson Ramos de Oliveira, Suzana Fortes de Castro, Eduardo Hartz, Julio Fernandes Neto, Vanessa Pitrez, Sander Cajal, Patrícia Tolotti Rodrigues, Marcos Meirelles e Sabrina Deffente, o procurador-geral adjunto para assuntos jurídicos da PGE, Victor Herzer da Silva, e o secretário-geral da OAB/RS, Gustavo Juchem.

Polícia Civil RS