Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Falsa Fiança combate associação criminosa e tráfico de drogas

Publicação:

.
16 ordens judiciais foram cumpridas em Porto Alegre e Balneário Camboriú-SC.

Nesta sexta-feira (12/09), a Polícia Civil, através da 6ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, deflagrou mais uma ofensiva ao tráfico de drogas e associação criminosa com apoio da Polícia Penal e do Canil do Choque da Brigada Militar.

O grupo praticava o comércio de entorpecentes, via tele-entrega, bem como extorsão de ex-usuários por ameaça de morte.

Foram cumpridas 16 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e mandados de prisões preventivas nas cidades de Porto Alegre e Balneário Camboriú-SC. Quatro suspeitos foram presos. Durante a operação, foram apreendidos celulares, chips e anotações.


Das investigações

As investigações iniciaram há cerca de quatro meses, após relato de vítima que passou a ser ameaçada por integrantes do grupo criminoso. Mesmo após deixar de consumir a droga, o usuário continuava a receber mensagens exigindo pagamentos sob ameaça de violência física, sequestro, exposição em redes sociais, no meio familiar e no ambiente profissional da vítima.

Além dessas graves ameaças, após as primeiras extorsões, os criminosos ameaçavam denunciar a vítima para a polícia, como se ela fosse integrante da associação criminosa.

Em alguns casos, um dos integrantes do grupo criminoso passava-se por Delegado de Polícia, exigindo fiança para não dar andamento em um pedido de prisão da vítima.

Conforme o Delegado de Polícia, Marcos Meirelles, responsável pela ação, os criminosos operavam com uma estrutura organizada, com diferentes autores das extorsões, utilizando armas para ameaçar a vítima e pessoas que recebiam valores da vítima por Pix. “Este é um modelo criminoso que se aproveita da vulnerabilidade de ex-usuários ou ex-clientes, transformando o tráfico em um ciclo de medo e extorsão”, destacou.

Polícia Civil RS