Chefe de Polícia designa nova Delegada Titular para Divisão de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância
Publicação:

Delegada de Polícia Tatiana Barreira Bastos tomou posse, na tarde desta quinta-feira (22), como nova titular da Divisão de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DICOI) e da Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância de Porto Alegre (DPCI). A cerimônia de posse ocorreu na sede da DPCI, localizada na Avenida Presidente Roosevelt, n.º 891, em Porto Alegre/RS.
A solenidade contou com a presença da coordenadora técnica do Gabinete do Secretário da Segurança Pública, Delegada Carla Kuhn; do chefe de polícia delegado Fernando Sodré, do subchefe de Polícia, delegado Heraldo Guerreiro, além dos demais Delegados e Agentes Policiais, Associações e Entidades de Classe, Organizações de Defesa dos Direitos Humanos, membros da imprensa, familiares e amigos da empossada.
A cerimônia de posse foi aberta com apresentação do violinista Ariel Polycarpo, acompanhado do músico Cauã Pedrotti, aluno do Projeto Fábrica de Músicos, encantando todos os presentes.
Em seu discurso, a nova diretora reforçou seu compromisso em honrar e defender incansavelmente os direitos humanos primários e fundamentais, além de enfrentar os preconceitos em razão de cor, raça, etnia, religião, procedência nacional, orientação sexual, identidade de gênero ou de pessoas com deficiência.
O diretor do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), Delegado Christian Nedel, ressaltou a importância das mulheres à frente das Divisões, com sensibilidade, empatia e decisão para trabalhar com as questões do Departamento.
O Subchefe de Polícia, Delegado Heraldo Guerreiro, destacou o momento de grande importância para a Polícia Civil com a criação da DPCI, como uma Delegacia garantidora de direitos e fundamental para a sociedade.
O Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, cumprimentou a nova diretora, ressaltando seu trabalho de continuidade ao legado da Delegada Andreia Mattos, falecida em abril deste ano e que esteve à frente da Delegacia de Combate à Intolerância de Porto Alegre desde sua criação, em dezembro de 2020. O Chefe de Polícia ainda salientou o lado da Polícia Civil que presta acolhimento, proteção e atendimento aos grupos vulneráveis, aduzindo que a diversidade faz parte da constituição de uma sociedade harmônica, saudável e feliz.
A Delegada Tatiana ocupava o cargo de titular da 4ª Delegacia de Polícia de Canoas, pertencente à 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana. Delegada de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul desde 2004, atuou em diversas Delegacias do Estado, dentre as quais a 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre, em duas oportunidades, sendo a primeira Diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher do DPGV nos anos de 2019 e 2020. Agora, ela assume a função anteriormente desempenhada pela Delegada Andrea Mattos.
A Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância foi inaugurada em 10 de dezembro de 2020, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Desde sua inauguração, a Delegacia concluiu aproximadamente 500 investigações, inclusive de repercussão nacional, envolvendo simpatizantes de grupos extremistas.
Os servidores do órgão possuem treinamento específico para atender com excelência o público que procura a delegacia, como casos de vítimas de preconceito ou discriminação de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, orientação sexual, identidade de gênero ou em razão de deficiência.