Chefe de Polícia recebe diploma do título de Doutor em Direito
Publicação:

No dia 23/05, o Chefe de Polícia, Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, recebeu o diploma referente ao título de Doutor em Direito auferido em defesa de tese ocorrida em 18/04 no Curso de Doutorado em Direitos Humanos na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
Com o título “A Seletividade Penal Racialmente Estruturada e Estruturante e o Condicionamento das Ações de Segurança Pública: Uma Análise a partir da Polícia Civil do Estado do Rio Grande Do Sul", Delegado Fernando Sodré é o primeiro Delegado de Polícia a defender tese de doutorado na condição de Chefe da Polícia Civil, bem como é o primeiro Chefe negro ao longo dos 182 anos de existência da Instituição no Estado.
A defesa pública da tese foi realizada no formato híbrido: presencialmente no Campus Universitário de Unijuí e via online, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito - Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos.
A tese envolveu as áreas de Teorias Raciais, Sociologia, Criminologia, Filosofia, Direito e estudos sobre Segurança Pública, além de outros temas sendo uma tese multidisciplinar! O Chefe de Polícia fez sua análise por meio de pesquisa teórica e empírica realizada com os policiais civis do Rio Grande do sul, tanto agentes como delegados, cujos resultados permitiram concluir que existe uma invisibilização da discussão racial nas instituições públicas.
Conforme o Delegado Fernando Sodré, é necessário que haja uma sensibilização dos operadores de segurança para entender que existe um fenômeno racial a ser compreendido; fenômeno este que pela não discussão transforma-se em uma “não-questão” e se reproduz em face da estrutura social. A invisibilidade do fenômeno racial nas instituições públicas em geral reproduz-se estruturalmente e os órgãos de segurança pública estão também imersos nesta realidade. Estes são os elementos centrais da tese defendida em 429 páginas e avaliada com nota máxima.
