Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Pampa combate crimes rurais e abigeato

Mais de 600kg de carne e derivados irregulares foram apreendidos e mais de 400 cabeças de gado foram fiscalizadas

Publicação:

Policial civil de costas usando chapéu, tendo ao lado uma caminhonete viatura com dizeres: Polícia Civil e Debrab e ao fundo campo aberto com vista do horizonte e céu azul
Ação foi capitaneada pelo DPI, através da Dicrab e operacionalizada pelas Decrabs, com apoio de outros órgãos

A Polícia Civil gaúcha deflagrou nesta semana a 2ª edição da Operação Pampa, que visa atuar no combate a crimes rurais e abigeato. Foram realizadas 15 ações policiais em 16 cidades do Rio Grande do Sul, mobilizando 10 Delegacias de Polícia e 60 policiais civis. Como resultado, mais de 400 cabeças de gado foram fiscalizadas e mais de 600 kg de carne e derivados irregulares foram apreendidos. A operação foi coordenada pelo Departamento de Polícia do Interior (DPI), através da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Dicrab).  

“A conclusão desta fase da Operação Pampa demonstra o compromisso contínuo da Polícia Civil com a segurança no campo. A Polícia Civil reitera a importância de que as vítimas de crimes rurais registrem o Boletim de Ocorrência, que é essencial para o direcionamento das investigações e operações. Para facilitar o processo, a instituição disponibiliza a Delegacia Online do Agro - Agrodol, ferramenta exclusiva para o registro de crimes no campo. Além disso, a colaboração com denúncias anônimas é fundamental para o sucesso das investigações. Esse espaço foi especialmente projetado para que as vítimas tenham uma Delegacia de Polícia na palma de suas mãos”, destaca o Diretor da Dicrab, Delegado Heleno dos Santos.  

Ações em cada região 

Policial civil de costas em primeiro plano em cima de cercado de madeira com cabeças de gado dentro, junto com outros fiscais entre o rebanho
Mais de 400 cabeças de gado foram fiscalizadas na operação
Região de Camaquã, Arambaré, Capão do Leão e Butiá: A 3ª Decrab de Camaquã concentrou suas ações na cidade de Butiá, fiscalizando estabelecimentos comerciais suspeitos de receptar carne de abigeato, onde apreendeu 118,77 kg de carne por irregularidades sanitárias. A 3ª Decrab também conduziu ações de prevenção em propriedades rurais de Camaquã e Arambaré, onde constatou o sucesso de medidas de segurança sugeridas e adotadas pelos produtores. Além disso, a 3ª Decrab participou de uma ação conjunta com a Delegacia de Polícia de Capão do Leão, inspecionando uma propriedade rural na localidade de Capela da Buena. Na mesma cidade, a Delegacia de Capão do Leão e a Vigilância Sanitária apreenderam mais de 200 kg de carne sem procedência em estabelecimentos comerciais. 

Região de Santo Ângelo, Ijuí, Bozano e Garruchos: A 8ª Decrab de Santo Ângelo expandiu suas ações de prevenção e repressão de crimes rurais para as áreas rurais de Santo Ângelo, Ijuí e Bozano, com foco especial no combate ao furto de defensivos agrícolas. As atividades incluíram patrulhamento, fiscalização e orientação aos produtores rurais, reforçando a atuação que a Delegacia já realiza na região de Garruchos. 

Região de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande: Em uma das ações de maior destaque, o Núcleo de Combate ao Abigeato de Rio Grande e Região, com o apoio da Inspetoria Veterinária, inspecionou uma propriedade na divisa entre Santa Vitória do Palmar e Rio Grande. No local, 350 bovinos foram reunidos, sendo 80 com marcas suspeitas de receptação. Na ação, que contou com o empenho dos policiais em seus próprios cavalos, foi apreendida uma arma de fogo de calibre 22 e munições. Na mesma região, a Delegacia de Polícia de Santa Vitória do Palmar e a Brigada Militar realizaram fiscalizações nas localidades de Espinilho e Vila Anselmi. 

Região de Passo Fundo, Mato Castelhano e Cruz Alta: A 1ª Delegacia de Polícia Civil de Passo Fundo, em conjunto com a Brigada Militar, realizou ações de fiscalização e repressão de crimes rurais, especialmente abigeato, tanto nas vias de acesso à zona rural de Passo Fundo quanto em uma nova ação na zona rural de Mato Castelhano. A 4ª Decrab de Cruz Alta também intensificou o patrulhamento, abordagens e fiscalizações em pontos estratégicos de acesso às áreas rurais do município. 

Região de Cachoeira do Sul: A Polícia Civil de Cachoeira do Sul, com apoio da Brigada Militar e da Vigilância Sanitária, realizou uma ação de fiscalização em propriedades rurais e em um estabelecimento comercial. A operação, focada no combate ao abigeato, resultou na apreensão de produtos de origem animal sem registro e identificação. 

Região de Santa Maria: A 2ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, com apoio da Guarda Municipal e da Vigilância Sanitária, fiscalizou estabelecimentos comerciais na região oeste da cidade. A ação resultou na apreensão de cerca de 300 quilos de carne e derivados sem procedência, com validade vencida e irregularidades sanitárias. 

Região de Arroio Grande: A Delegacia de Polícia de Arroio Grande, em parceria com a Patrulha Rural da Brigada Militar, realizou barreiras policiais nas estradas da Palma e da Figueirinha para coibir furtos de gado. 

Policial civil e agente da vigilância sanitária usando chapéus e montados em cavalos de costas, ao fundo caminhonete e campo com árvores.
Ações da Polícia Civil e de outros órgãos foram deflagradas em 16 cidades gaúchas

Polícia Civil RS