Crianças filhas de mães vítimas de violência têm espaço diferenciado
Publicação:

As Delegacias de Policia para a Mulher do Estado recebem muitas mães, vítimas de violência doméstica, que chegam à Polícia fragilizadas e, na grande maioria das vezes, acompanhadas de seus filhos. A preocupação da Polícia Civil em amenizar o contato de violência destas crianças tem incentivado às DMs a criarem espaços apropriados para que elas não permaneçam junto à mãe no momento do depoimento.
Desta maneira, a grande maioria das Delegacias de Polícia para a Mulher têm uma sala ou um cantinho especial com brinquedos, jogos, material para desenho, enfim, um local que afaste a lembrança de violência a que elas ficam expostas. A maioria do material - brinquedos, jogos, livros, DVDs, material para desenho - é resultado de doação da comunidade e dos próprios funcionários da DM. Em alguns casos - como as DMs de Gravataí e de Santa Maria - houve apoio do Poder Judiciário e Ministério Público, com verbas oriundas do JECRIM. Outras, como em Santa Cruz do Sul, que funciona junto à Delegacia de Proteção à Criança e o ao Adolescente (DPCA), há até uma sala especializada em depoimento sem dano, onde as crianças testemunhas de violência contra a mãe, podem ser ouvidas em ambiente apropriado.
A ideia da instituição é expandir para todas as DMs. Atualmente são onze Delegacias de Polícia para a Mulher que possuem este espaço - algumas com maior estrutura e material do que outras, devido, inclusive, a falta de espaço físico. Em todas elas a comunidade poderá participar com a doação de material como jogos, bonecas, brinquedos, livros infantis, DVDs, entre outros, que poderão fazer a diferença para amenizar a dor destas crianças, que tem convívio diário com a violência.
Já no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) de Porto Alegre há também um trabalho parecido, porém mais voltado para a criança vítima de violência, de forma direta. Lá a criança recebe um atendimento especial, com local para depoimento sem dano e apoio de psicóloga.
Na DM de Santa Rosa, os brinquedos foram oriundos de doações da comunidade e de integrantes da Polícia Civil da 10ª Região Policial
Confira abaixo as Delegacias de Polícia para a Mulher no Estado:
Porto Alegre: Rua Freitas de Castro, s/nº, Bairro Azenha;
Gravataí: Av. Ely Correa, 1013, Bairro Parque dos Anjos
Canoas: Rua Candido Machado.
Novo Hamburgo: Rua Graça Aranha, 55, Bairro Ideal;
Santa Maria: Rua Duque de Caxias, 1168
Cruz Alta: Rua Cel. José Gabriel, 21;
Passo Fundo: Av. Dr. César Santos, 160, Bairro Petrópolis;
Rio Grande: Rua Almirante Barroso, 142;
Caxias do Sul: Rua Dr. Montaury, 1387, 1º Andar;
Erechim: Rua Flores da Cunha, 91;
Santa Cruz do Sul: Rua João Werlang, 569;
Pelotas: Rua Barros Cassal, 516;
Lajeado: Rua João Batista Melo, 509;
Ijuí: Av. Cel. Dico, 747;
Santa Rosa: Rua Palmeiras, 229
Fotos em anexo - abaixo.
Cecy Raicik
Reg.6211