Em cerimônia virtual, Polícia Civil faz entrega simbólica de honraria a apoiadores da Instituição
Medalha Tiradentes
Publicação:

Nesta quinta-feira (03), Dia Estadual da Polícia Civil, a Instituição realizou no Palácio Piratini, na Capital, a entrega simbólica da Medalha Tiradentes, a maior honraria concedida pela Polícia civil a pessoas, entidades ou organizações que prestaram relevantes serviços à PC. A entrega ocorreu durante cerimônia que celebrou os 179 anos da Polícia Civil no estado e que foi transmitida pelo canal da Polícia Civil no Youtube. A medida quis evitar aglomerações, uma vez que a Instituição tem seguido as determinações impostas pelo novo decreto governamental que aumenta restrições em decorrência do Coronavírus.
Nas palavras da Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, 2020 tem demandado um grande esforço por parte de toda a população, em especial, dos órgãos de saúde e segurança pública. “Não tivemos um só momento de descanso, de trégua. Em meio à turbulência, nosso único conforto tem sido o apoio e o respeito de quem confia e torce pelo nosso trabalho. E hoje, esse apoio foi devidamente reconhecido”, afirma Nadine.
A medalha é confeccionada em ouro e tem a efígie de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Confira agora a lista dos 12 agraciados que foram indicados e escolhidos por unanimidade na reunião do Conselho de Administração Superior (CAS), órgão consultivo da Instituição.
1- Procuradora do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul, Sheila Ferreira Delpino. Natural de Pelotas/RS e formada em Direito pela PUC/RS, ingressou na carreira do Ministério Público do Trabalho em 2003, atuando, inicialmente, no Estado do Pará. Integra, desde 2005, a Coordenadoria de Atuação em Primeiro Grau de Jurisdição da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região. Já foi Coordenadora Regional da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conaete), Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) e Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat).
2- Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Voltaire de Lima Moraes. Natural de Cachoeira do Sul, Voltaire é mestre e doutor em Direito pela PUCRS. Ingressou no Ministério Público em 1980, onde atuou como promotor de justiça e procurador de justiça, sendo por duas gestões procurador-geral de justiça. Foi presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça e da Confederação Nacional do Ministério Público. Chegou ao posto de desembargador do Tribunal de Justiça em 1998.
3- Diretora Geral do Instituto-Geral de Perícias, perita criminal Heloísa Helena Kuser. Mestre em Geociências pela UFRGS, Heloísa ingressou na instituição em 2004, na Seção de Atendimento a Local de Crime. Atuou na Seção de Perícia Ambiental, foi coordenadora do Curso de Formação de Peritos Criminais (2009 a 2010), coordenadora e professora em cursos de formação da Brigada Militar e da Polícia Civil (de 2007 a 2010) e coordenadora geral de Treinamento e Capacitação da Força Nacional de Segurança Pública (2011 e 2015).
4- Comandante-Geral da Brigada Militar, coronel Rodrigo Mohr Picon. Assumiu o comando-geral da Instituição em novembro do ano passado, após deixar a chefia do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Em Porto Alegre, Mohr já chefiou o 9º e o 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e foi subcomandante do 1º BPM.
5- Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel César Eduardo Bonfanti. Natural de Três de Maio, o coronel Bonfanti ingressou na corporação em 1987. Bacharel em Ciências Militares, possui especialização em Bombeiros para Oficiais, Administração Policial Militar, Políticas e Gestão em Segurança Pública, Prevenção e Controle de Sinistros, Prevenção e Controle de Incêndios, Legislação de Prevenção de Incêndios, Gestão Estratégica de Resultados na Segurança Pública, Gestão em Segurança Pública Comunitária e Administração Financeira e Orçamentária. Além disso, foi diretor do Departamento de Segurança e Proteção contra Incêndio dos Bombeiros.
6- Comandante Militar do Sul, general de Exército Valério Stumpf Trindade. Gaúcho de São Gabriel (RS), já foi Chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste; Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Santiago; Comandante da 3ª Região Militar; Subcomandante de Operações Terrestres; Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; e Secretário de Economia e Finanças do Exército.
7- Procurador-Geral do Estado Rio Grande do Sul, dr. Eduardo Cunha da Costa. Foi empossado no cargo de Procurador do Estado em maio de 2007. Entre 2011 e 2014, atuou junto ao Tribunal de Contas do Estado. Em dezembro de 2016, assumiu como Procurador-Geral Adjunto para Assuntos Jurídicos. É Doutorando em Direito pela Universidade de Roma e pela UFRGS. Também foi pesquisador convidado da Universidade Columbia de Nova Iorque e da Universidade Paris II.
8- Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado Ernani Polo. Nascido em Ijuí e criado em Santo Augusto, Ernani Polo é formado em Direito pela ULBRA, também possui formação como Técnico em Contabilidade, além de ser agricultor. Já foi vereador e presidente da Câmara em Santo Augusto (2000), Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (2015) e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura – Conseagri (2017). Seu primeiro mandato na AL RS foi em 2011.
9- Comandante da Ala 3 da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani. Natural de São Paulo, é o quarto comandante da Ala 3, organização militar do Comando da Aeronáutica ativada em 15 de dezembro de 2016, conforme o Projeto de Reestruturação da Força Aérea (2015-2016). Iniciou a carreira militar em 1º de fevereiro de 1984 e foi promovido ao posto de Brigadeiro do Ar em 31 de março de 2019. Antes de assumir a Ala 3, ocupou o cargo de Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena/MG.
10- Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, conselheiro Estilac Xavier. Membro do Tribunal desde dezembro de 2011, Estilac é formado em Ciências Jurídicas e Sociais e Engenharia Elétrica. Foi vereador em Porto Alegre e deputado estadual. Também foi secretário municipal de Obras e Viação da Capital, assessor-chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República e secretário de Estado.
11- Presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Dahmer Hocsman. Advogado (PUCRS, 1997), Hocsman é especialista em Contratos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-graduado em Direito Desportivo pelo Instituto Brasileiro de Direito Desportivo e Instituto Nacional de Ensino Jurídico. Associado-fundador e membro da diretoria do Instituto Gaúcho de Direito Desportivo - IGDD.
12- Delegado de Polícia Wilson Müller Rodrigues. Delegado de Polícia no Rio Grande do Sul há mais de 40 anos, Rodrigues já foi presidente da Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep/RS), de 2007 a 2015, e vice-presidente de 2017 a 2019.
Edições passadas
Outras personalidades que foram agraciadas no ano passado e não puderam comparecer, também receberão a homenagem, como a Deputada Silvana Covatti.