Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Encontro Estadual de Deams discute melhorias no atendimento às mulheres

Temas ligados a legislação e práticas investigativas, além de bons exemplos são apresentados no evento

Publicação:

Pessoas sentadas na plateia do evento
Encontro reúne mais de 60 pessoas

Com o objetivo de atualizar os policiais e delegados(as) e capacitar ainda mais os profissionais que atuam na proteção às mulheres, nesta quarta-feira (16), a Polícia Civil realiza o encontro estadual das 23 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) espalhadas pelo Rio Grande do Sul. O Encontro Estadual das Deams acontece no auditório da Associação dos Delegados de Polícia (Asdep), em Porto Alegre.  

Dezenas de delegados(as) e agentes acompanham falas e palestras com Diretoras e Delegados(as) da Polícia Civil, além de outras autoridades, que abordam temas como novidades legislativas sobre o atendimento à mulher; novas técnicas investigativas; programa de monitoramento do agressor; Agosto Lilás; entre outros tópicos.  

Com muita honra estamos retomando esses encontros institucionais, projeto iniciado em 2019 e que é muito importante para reunir todas as Deams do Estado. Nesta oportunidade, nós pudemos compartilhar experiências e trocar boas práticas já implantadas entre as Delegacias no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, uma das principais atribuições dessas Delegacias Especializadas, ressalta a Diretora do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), Delegada Tatiana Barreira Bastos.  

Três mulheres sentadas atrás de uma mesa grande e ao fundo banner da Polícia Civil
Diretoras da Polícia Civil abrem evento do Encontro das Deams
Conforme a Diretora, o evento serve para reafirmar o compromisso e a preocupação da Polícia Civil gaúcha na qualidade do acolhimento e do atendimento às mulheres em situação de violência. “E principalmente, estimular cada vez mais a denúncia e o pedido de ajuda o quanto antes. O silêncio tem sido o maior cúmplice dessas violências, porque as mulheres têm morrido caladas”, cita a Delegada Tatiana.  

Questões legislativas e técnicas 

A Diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam), que coordena as Deams gaúchas, Delegada Waleska Aline Viana de Alvarenga, complementa os tópicos técnicos que são abordados no encontro. “Avaliamos novas técnicas investigativas e, também, estudamos casos de sucesso, inovações legislativas e jurisprudenciais. Nosso desejo é de que o combate e o enfrentamento à violência da mulher no Estado seja cada vez mais eficaz e reduzir significativamente a violência e o feminicídio, que é o nosso maior desafio”, expõe a Delegada Waleska.  

O encontro também serviu para apresentar bons trabalhos realizados pelas Deams no Estado, com destaque para os cases de Santa Cruz do Sul, Canoas, Bagé e Bento Gonçalves.  

“Encontros como esses são importantes para que possamos destacar boas práticas que as Deams realizam no interior do Estado ou na Região Metropolitana, a fim de que possamos adotar essas boas práticas por algumas Deams ou por todas elas”, enfatiza a Subchefe de Polícia, Delegada Adriana Regina da Costa, que ainda complementa a abertura de um canal de comunicação para que demandas sejam trazidas até a Chefia de Polícia, permitindo a melhoria do trabalho dessas delegacias especializadas. O encontro reúne mais de 60 pessoas.  

Municípios com Deams no Rio Grande do Sul 

Alvorada 

Bagé 

Bento Gonçalves 

Canoas 

Caxias do Sul 

Cruz Alta 

Esteio 

Gravataí 

Ijuí 

Lajeado 

Montenegro 

Novo Hamburgo 

Passo Fundo 

Pelotas 

Porto Alegre (três Deams) 

Santa Cruz do Sul 

Santa Maria 

Santa Rosa 

Santo Ângelo 

São Leopoldo 

Uruguaiana 

Viamão 

Polícia Civil RS