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Ocorrências feitas através da Delegacia Online já se aproximam de 40% do total de registros da Polícia Civil

Plataforma digital facilita e agiliza os registros de ocorrência contribuindo com o trabalho policial

Publicação:

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A Delegacia Online pode ser acessada em delegaciaonline.rs.gov.br

A Delegacia Online (DOL) da Polícia Civil gaúcha concentra, atualmente, quase 40% de todos os registros de Boletins de Ocorrência (BOs) da Polícia Civil. No ano passado, do total de quase 1,5 milhão de registros de ocorrência efetuados em toda a Polícia Civil gaúcha, pouco mais de 516 mil foram através da DOL, o que representa 36,2%.  

O número de registros de forma online vem crescendo ano a ano. Em 2025, por exemplo, o percentual de registros online já está em quase 38%, em dados compilados até o final de julho. Esses dados mostram a importância da instalação desta modalidade de registro, em vigor desde 2002. 

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Delegada Titular da DOL, Viviane Francisco Pinto, destaca o aumento no volume de registros pelo meio online
“A DOL, desde a sua instalação, passou por diversos departamentos e divisões dentro da Polícia Civil, até chegar no atual patamar, onde concentra um número considerável de ocorrências. No início, eram poucos fatos registráveis de forma online, hoje são uma gama enorme de ocorrências, indo desde perdas de documentos e acidentes de trânsito sem lesões, até a casos diversos que não envolvem violência como estelionato, pedido de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), abigeato, ameaças, entre outras dezenas de possibilidades. Essa ampliação, permitiu que, em 10 anos, o total de casos registrados de forma online passasse de 8% para os quase 40% atuais”, detalha a Delegada Titular da Delegacia Online, Viviane Francisco Pinto.  

Atualmente, apenas não podem ser registrados de forma online casos violentos, como homicídio, latrocínio, roubo e furto de veículo, desaparecimento de criança e adolescente, entre algumas outras poucas ocorrências.  

Novidades na DOL 

A importância da DOL vem se intensificando desde a pandemia, quando ela foi aberta para o registro de ocorrências gerais no período em que a circulação de pessoas era desestimulada. Desde então, a plataforma online de registros de ocorrências da Polícia Civil vem ganhando espaços especializados como a Delegacia de Polícia Online da Mulher, lançada em 2022 (e que neste ano, passou a permitir o pedido de Medidas Protetivas de Urgência); a Delegacia de Polícia Online do Agro (Agrodol), lançada em 2023; e a mais recente, a Delegacia de Polícia Online da Diversidade 

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Delegacia Online possui áreas especiais voltadas às mulheres, agropecuária e diversidade

O acesso à Delegacia Online, tanto a geral quanto nos espaços especializados, é fácil e intuitivo, utilizando-se de mecanismos que orientam e levam o usuário até o destino correto, conforme o relato que é feito por ele. “Nós sempre buscamos trabalhar para tornar o site de fácil navegação. São oferecidas instruções para o cidadão sobre o que ele pode ou não pode registrar de maneira online, também há mecanismos que transportam o usuário para o canal correto, induzindo-o a seguir o caminho ideal para o registro do fato. Depois do fato relatado, os policiais que atuam na Delegacia Online analisam cada registro e, em sendo deferido, o caso é encaminhado a alguma Delegacia para investigação. Já caso haja o indeferimento, o cidadão recebe uma resposta detalhando o que ele precisa corrigir para que o fato seja deferido”, detalha a Delegada.  

Para realizar um Boletim de Ocorrência Online, o cidadão precisa ter CPF e acesso à internet por meio de computador, notebook, tablet ou celular. Em alguns casos, como são as Medidas Protetivas de Urgência, também é solicitado uma conta Gov.br, visando garantir mais informações para o processo e segurança para o usuário.  

Fatos mais comuns na DOL 

Conforme a Delegada Viviane, os casos mais registros online são ameaças, perdas de documentos, estelionatos e furtos. “Além disso, desde que lançamos a possibilidade, em maio deste ano, de Medidas Protetivas de Urgência serem solicitadas através da Delegacia Online da Mulher, houve muitos pedidos”, complementa a Delegada.  

A importância de registrar as ocorrências de maneira online ou presencial é citada pela Delegada titular da DOL, como uma forma de auxiliar o trabalho policial. “É importante sempre nos avisar, porque numa investigação, a gente precisa que cheguem até nós as informações e elas chegam através dos Boletins de Ocorrência. Então, a ocorrência precisa ser registrada para que possamos agir e quanto mais informações forem acrescidas, melhor, inclusive com eventuais imagens, como fotos e vídeos dos fatos”, ressalta a Delegada.  

Diante desse cenário, a Delegacia Online tem o compromisso de ajudar a população em geral a registrar os fatos ocorridos e, com isso, contribuir com o trabalho policial voltado a melhorar a sociedade gaúcha.  

Polícia Civil RS