Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Cidade Limpa inicia discussão da depredação do patrimônio público em Santa Maria

Publicação:

20120627093135-cod18815.jpg
Arma apreendida com o adolescente - Foto: Polícia Civil RS


Um adolescente foi apreendido com um revólver calibre 32 municiado

Policiais civis de Santa Maria, supervisionados pelo delegado Marcelo Mendes Arigony, da 3ª Delegacia de Polícia Regional (DPR) de Santa Maria, com apoio de agentes de Santiago, São Pedro do Sul, Cruz Alta, Formigueiro e Silveira Martins, deflagraram na manhã desta quarta-feira (27/06) a Operação Cidade Limpa, naquele município. A ação, que contou com 96 agentes, 14 delegados em 36 viaturas, cumpriu 35 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça. A operação foi coordenada pelos delegados Marcos Vianna, da 1ª Delegacia de Polícia (DP) e Carla Dolores de Almeida, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Santa Maria.
Segundo o delegado Arigony, a ação teve por objetivo apreender objetos que estabeleçam a vinculação dos indivíduos investigados com as pichações e depredação do patrimônio público e privado em Santa Maria - prédios, praças, escolas, etc. - tudo pichado e danificado. A investigação iniciou em fevereiro deste ano, totalizando 78 pessoas investigadas pela 1ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, coordenada pelo delegado Marcos Vianna.

De acordo com o delegado Arigony, são suspeitos grupos de adolescentes que picham as paredes e deixam suas marcas. Foram identificadas as principais lideranças das tribos que apenas picham, entre elas, QQ1 (Qualquer Um), URB (Urbanos), NTS (Noturnos), VSA (Visados) e 541 (Antiga linha de ônibus do bairro Itararé). Também foram identificados os bondes, envolvidos em furto e roubo e que usam a pichação para demarcação do território. Os principais são LDF (Linha de Frente), CVZO (Comando Vermelho Zona Oeste), SDR (Só de Ratiação) e 163.

Os mandados foram cumpridos com êxito, sendo apreendidos na maioria papeis, cadernos e outros suportes contendo as mesmas marcas, desenhos e grafites que os pichadores fazem nos prédios. Também foram apreendidos um computador, dois notebooks, banners, cone de sinalização e tintas spray. Em um dos mandados foi apreendido um adolescente com uma arma de fogo, calibre 32, municiada com seis cartuchos, juntamente com grafismos do grupo SRD. A Polícia investigará a possibilidade da arma apreendida ter sido utilizada em uma tentativa de homicídio - relatou Arigony.

Para o delegado Arigony, a Operação Cidade Limpa é o primeiro passo para a discussão do problema da depredação do patrimônio público em Santa Maria. Nesta quarta-feira (27/06), às 9 horas, inicia uma reunião, na sede da DPR, na Rua Alberto Pasqualini, 28, que debaterá o assunto com várias autoridades e representantes de entidades públicas. Foram convidados para o debate a Prefeitura Municipal, a Guarda Municipal, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Promotoria, o Clube dos Diretores Lojistas, o Sinduscon, entre outros.

Mais fotos abaixo.

Fonte: 3ª Delegacia de Polícia Regional de Santa Maria
Cecy Quadros Raicik
Reg. Prof. 6211



Arquivos anexos

Polícia Civil RS