Operação Espreita prende 25 pessoas e desarticula quadrilha (assista ao vídeo)
Publicação:

Desde o início da investigação 27 pessoas foram presas, 10 veículos foram apreendidos, três armas, drogas, computadores e celulares
Agentes da 3ª Delegacia de Polícia (DP) de Alvorada, coordenados pela delegada Graciela Foresti, com supervisão da delegada Adriana da Costa, titular da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), deflagraram na manhã desta segunda-feira (20/08) a Operação Espreita. A ação - que tem por objetivo o combate ao tráfico de drogas - cumpriu 23 mandados de busca e apreensão e 20 de prisão em Alvorada e Porto Alegre. Participaram da ação 150 policiais da 1ª DPRM, e participação das delegacias da DPRPA. Foram presas 25 pessoas e com elas foram apreendidas armas, maconha, crack, cocaína, computadores, celulares e dinheiro.
Segundo a delegada Graciela, a investigação teve início em fevereiro de 2012. Durante a investigação foram presas duas pessoas e uma moto foi apreendida. A organização criminosa - comandada por Nataniel da Silva, que está recolhido no Presídio Central desde 2009 - agia em Alvorada, Porto Alegre e demais cidades da região metropolitana. Nataniel coordenava através do uso de celulares e internet todas as ações da organização, desde a aquisição e distribuição de drogas e armas, administração do patrimônio da organização, inclusive com o monitoramento de contas bancárias através de senhas de uso on line, utilizadas por ele próprio de dentro do estabelecimento prisional - relatou a delegada.
De acordo com a delegada, a organização era integrada pela mulher, a mãe e irmãos de Nataniel, além de diversos "funcionários". A organização atuava como verdadeira empresa, com quadro de "funcionários" permanentes, funções definidas, contabilidade apurada, investimentos patrimoniais e sede do "Chefe" no Presídio Central.
O patrimônio até o momento identificado é composto por mais de 40 veículos, casas, jóias e ativos em contas bancárias em nome de integrantes da organização e laranjas utilizados para lavagem do dinheiro. Avaliado inicialmente em mais de 1 milhão de reais , através de representação nos autos do inquérito, o patrimônio já foi apreendido e seqüestrado, com amparo na nova lei de lavagem de dinheiro, que possibilita o posterior perdimento dos mesmos em favor do Estado - ressaltou Graciela.
Na ação desta segunda-feira (20/08) foram presas 25 pessoas, entre elas a mulher do líder e o braço direito dele, conhecido por "Duduca", com o qual a Polícia apreendeu drogas, arma e dinheiro. No total foram apreendidos 30 mil reais em dinheiro, 3kg de drogas - maconha, crack e cocaína, dois revólveres 38, uma pistola 380, uma espingarda, nove veículos, dois reboques e um jetski.
Segundo a delegada Graciela, a participação do Grupamento de Operações Especiais (GOE) na Operação Espreita foi fundamental para o êxito da ação. Dois mandados de prisão foram cumpridos pelos agentes do GOE: o do líder da quadrilha - Nataniel - dentro do Presídio Central e de um dos "funcionários" da quadrilha - conhecido por "Pit". O indivíduo é considerado um homem perigoso, que anda sempre armado e havia a possibilidade de reação por parte dele. Com "Pit" os agentes do GOE apreenderam uma pistola 380, 3 kg dedrogas e mais de 8 mil e 700 reais em dinheiro - salientou a delegada.
Para a delegada Regional Adriana da Costa, a Operação Espreita foi de extrema importância, pois, com a união dos agentes da 1ªDPRM e do GOE, foi desmantelada uma quadrilha de tráfico de drogas que agia na região e era liderada de dentro do Presídio Central.
Os presos foram conduzidos à 3ª DP de Alvorada e, após os procedimentos de Polícia Judiciária, serão encaminhados ao sistema prisional gaúcho.
Assista ao vídeo
Fonte: 3ª Delegacia de Polícia de Alvorada
Cecy Quadros Raicik
Reg. Prof. 6211