Polícia Civil realiza operação contra o tráfico de drogas em Santa Maria
Publicação:

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria, deflagrou, na manhã desta quarta-feira (06/08), a Operação Cosa Nostra, com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas.
Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Santa Maria, além de um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão em Florianópolis, que resultaram na prisão de oito pessoas.

Em Santa Maria, em um apartamento no bairro Pinheiro Machado, dois homens, de 18 e 19 anos, foram presos em flagrante. No local, foram apreendidas 78 gramas de maconha embaladas para venda, uma porção de 1 grama de cocaína pronta para comercialização, um revólver calibre .38 com numeração raspada, uma balança de precisão e uma quantia em dinheiro.
Em Florianópolis, além do cumprimento de uma prisão preventiva na Praia dos Ingleses, cinco homens foram presos em flagrante, quatro deles naturais de Santa Maria. Na residência, localizada no bairro Canasvieiras, foram apreendidas diversas porções de entorpecentes, totalizando 993 gramas de maconha, 114 gramas de skunk e 98 gramas de haxixe, além de R$ 3.650,00 em espécie.
A investigação apontou que um homem de 22 anos era o proprietário das drogas. Ele recebia os pedidos e distribuía as encomendas para, pelo menos, cinco indivíduos — alvos dos mandados — que armazenavam parte das substâncias e realizavam as entregas. Esse investigado estava foragido desde março de 2025, quando o Tribunal de Justiça, em grau recursal, decretou sua prisão preventiva por envolvimento em um homicídio cometido em Santa Maria.

A operação foi coordenada, nesta data, pelo Delegado Giovanni Lovato, que está atuando em substituição na Draco, e contou com o apoio de policiais civis de diversas Delegacias de Polícia de Santa Maria e região. Em Santa Catarina, o Deic prestou apoio à equipe da Draco.