Operação Incineração destrói mais de 500 quilos de drogas apreendidas
Publicação:

A Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Vigilância Sanitária e Ministério Público (MP), nesta manhã (12) realizou a Operação Incineração. A ação tem o objetivo de dar cumprimento a ordens judiciais de destruição de drogas apreendidas pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Segundo o Diretor da DAE/DHPP, Delegado Marcus Viafore, estão sendo destruídas aproximadamente 532 quilos de drogas como cocaína, crack, maconha, entre outras. A maior parte pronta para a venda no varejo e diretamente ligadas às investigações de homicídios.
As substâncias foram apreendidas em razão de trabalhos investigativos das Delegacias de Polícia de Investigação de Homicídios, muitos destes relacionados a organizações criminosas no cometimento de crimes de homicídios.
“A droga está avaliada em oito milhões de reais no varejo, aproximadamente. Os entorpecentes estão sendo encaminhados para uma empresa privada, apropriada para tal função e que se disponibilizou a executar a destruição dos entorpecentes”, explicou Viafore.
Com um forte esquema de segurança no transporte da carga, foram empregados mais de 30 policiais civis. O comboio ainda contou com o apoio do grupo de motociclistas da PRF e do helicóptero da Polícia Civil. A fiscalização da incineração está sendo desempenhada pela Vigilância Sanitária Estadual e Ministério Público.
O Diretor do DHPP, Delegado Mario Souza, destacou a importância da ação: “Esse montante de drogas que hoje estamos destruindo serviria, muitas das vezes, para financiar diversas mortes em conflitos entre organizações criminosas, na busca de espaço de atuação e de mercados para a venda de entorpecentes. Isso significa que a ação de hoje é um prejuízo a esses grupos criminosos, sendo uma espécie de limitador do potencial destes de efetuarem morticínios sociais, inserida em um contexto maior de combate aos homicídios, conforme a dissuasão focada, concernente à medida nº 5 do Protocolo das 7 Medidas de Enfrentamento aos Homicídios”.