Operação Rastreio é deflagrada na Região Metropolitana
Ação combate os crimes de receptação, adulteração de sinal identificador de veículo, extorsão e associação criminosa.
Publicação:

Na manhã desta sexta-feira (10/10), a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, coordenados pelo Delegado Ayrton Figueiredo Martins Junior, realizou a Operação Rastreio. A ofensiva visa desmantelar um esquema criminoso envolvendo falsa comunicação de crime, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo, extorsão e associação criminosa.
A ação, que contou com o apoio técnico do Detran/RS, cumpriu cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Regional de Garantias de Porto Alegre, nos municípios de Estância Velha, Portão e Novo Hamburgo. Documentos, telefones, computadores e peças de veículo sem origem comprovada foram apreendidos.
Conforme a investigação, um veículo GM/Onix foi locado por um indivíduo no mês de agosto e, posteriormente, o locatário registrou ocorrência de roubo do automóvel alugado no centro de São Leopoldo. Todavia, constatou-se que, dias antes do referido registro, o rastreador automotivo havia sido retirado dentro do pátio de um Centro de Desmanche de Veículos Credenciado pelo Detran, no município de Portão. Apurou-se também que o rastreador continuou a emitir sinal de sua bateria, indicando algumas localizações, entre elas uma empresa de reboques situada no bairro Canudos, em Novo Hamburgo.
Em depoimento, o locatário do carro insistiu na tese de roubo e afirmou não ter conhecimento sobre o rastreador mencionado. Outrossim, entrou em contradições que despertaram a desconfiança dos agentes policiais.
O proprietário do automóvel relatou que passou a receber mensagens de whatspp de outro indivíduo, o qual afirmava saber a localização do seu Onix, mas exigia o pagamento de determinada quantia em dinheiro para fornecer a informação. Apurou-se também que o veículo em questão foi anunciado em um site de vendas por um valor muito inferior ao de mercado.
Nesse sentido, considerando que os envolvidos possuem diversos antecedentes policiais por receptação, adulteração de sinal identificador de veículo e formação de quadrilha, ensejou-se a presente operação policial.