Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Specchio combate crimes de associação criminosa e furto qualificado, mediante fraude eletrônica

Publicação:

.
Foram cumpridas dez ordens judiciais.

A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos – DPRCC/DERCC, deflagrou, na manhã desta terça-feira (09/09), a operação Specchio no combate aos crimes de associação criminosa e furto qualificado, mediante fraude eletrônica contra empresário gaúcho.

Ao todo, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e de indisponibilidade de bens nos municípios de Marabá/PA, Açailândia/MA e Porto Segura/BA. Foram apreendidos documentos, cartões bancários e aparelhos eletrônicos.

As investigações apuraram que os criminosos utilizaram documentos falsificados, manipulação digital de imagens (deepfake), linhas telefônicas e e-mails fraudulentos para abrir contas bancárias em nome da vítima e cadastrar a empresa em plataforma eletrônica responsável por antecipações de recebíveis de Programa de empresa do setor petrolífero

Com esta estrutura, o grupo conseguiu obter de forma fraudulenta o valor de R$ 828.880,68, valor que deveria ser repassado à empresa da vítima, mas que foi creditado em conta aberta indevidamente em instituição bancária sediada no oeste catarinense. No mesmo dia, os recursos foram pulverizados em dezenas de transferências via PIX, destinadas a pessoas físicas e jurídicas em diferentes estados, muitas delas apontadas como empresas de fachada ou utilizadas como “laranjas”.

A investigação identificou ao menos sete pessoas envolvidas diretamente no esquema. Os integrantes do grupo criminoso exerciam diversas funções, desde a falsificação de documentos até a movimentação financeira e ocultação dos valores.

A operação policial contou com o apoio das polícias civis dos Estados da Bahia, Maranhão e Pará, e tem como objetivo coletar provas, recuperar valores desviados e interromper a atividade do grupo criminoso.

.
.

Polícia Civil RS