Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil captura um dos principais foragidos do Estado do Rio Grande do Sul

O foragido foi localizado e preso na Argentina, em ação com a Polícia Federal e Polícia da Argentina

Publicação:

WhatsApp Image 2025 08 01 at 22 33 51
--

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Decap/Deic), capturou  um dos principais foragidos do Estado do Rio Grande do Sul. A prisão aconteceu na noite de 01 de julho em Buenos Aires, na Argentina.

A Operação Obsessão ocorreu em cooperação com a Polícia Federal e com a Polícia da Província de Córdoba e da cidade autônoma de Buenos Aires, na Argentina.

WhatsApp Image 2025 08 02 at 15 22 54
--

Quem é o alvo preso:

O indivíduo ostenta extensa ficha criminal, com antecedentes por tráfico de drogas, roubo e homicídios. Ele foi beneficiado pelo uso de tornozeleira eletrônica em outubro de 2022. No entanto, ele rompeu o dispositivo em fevereiro de 2023 e passou à condição de foragido.

Ele é apontado como uma das principais lideranças da maior organização criminosa do Rio Grande do Sul, oriunda da região do Vale dos Sinos.

Após passar à condição de foragido, foram realizadas inúmeras diligências pela Delegacia de Capturas. Inclusive, chegou ao conhecimento que o foragido passou um tempo escondido na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, local que teria feito aliança com a maior organização criminosa do Brasil, oriunda do Estado de São Paulo.

Investigação e captura do foragido:

Recentemente, os policiais receberam informações que o indivíduo estaria na cidade de Concórdia ou Buenos Aires, ambas na Argentina. Em razão disso, no dia 29 de julho, uma equipe da Decap/Deic, coordenada pelo Delegado Gabriel Lourenço, deslocou inicialmente para a cidade de Concórdia, onde manteve contato com a Polícia local e realizou algumas diligências.

Posteriormente, acompanhados da Polícia local, a equipe deslocou para a cidade de Buenos Aires. Na capital argentina, realizaram diversas diligências, confirmando-se que o indivíduo estava no local, em um apartamento. 

Durante o monitoramento, o indivíduo foi visto saindo do imóvel, momento que foi abordado e capturado pelas forças de segurança. Ele não esboçou reação e não foram encontrados objetos ilícitos.

O Diretor do Deic, Delegado João Paulo de Abreu, registra que a prisão do alvo, após anos de investigação, demonstra o esforço e a dedicação das equipes envolvidas, motivo de orgulho ao Deic e a toda Polícia Civil gaúcha. "Fica o agradecimento a todos que colaboraram na logística da operação e no fornecimento de informações indispensáveis para a localização do alvo", destacou.

O Delegado Gabriel Casanova, titular da Decap/Deic, destaca que se trata de mais um trabalho qualificado da Polícia Civil em conjunto com demais forças. O trabalho desenvolvido durou mais de dois anos, período em que os policiais se mostraram resilientes na missão de capturar esse indivíduo, tido como uma das principais lideranças do crime organizado. Trata-se, portanto, de uma prisão emblemática para todos da Polícia Civil.

O Delegado Gabriel Lourenço, que coordenou a ação, menciona que esta prisão representa um marco significativo no enfrentamento ao crime organizado, demonstrando a eficácia de ações integradas com unidades policiais internacionais, fortalecendo a capacidade de resposta da instituição contra redes criminosas que atuam para além das fronteiras do Estado.

Denúncias:

0800 510 28 28

www.pc.rs.gov.br

decap-deic@pc.rs.gov.br

Polícia Civil RS