Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil conclui inquérito sobre morte de jovem indígena ocorrida em Redentora

Um suspeito foi indiciado por estupro de vulnerável e feminicídio

Publicação:

f5fd0ea1 d456 4cd6 9157 6bd779e1d3b3
Delegado Vilmar Schaefer (a partir da esq.), Delegada Cristiane de Moura Braucks e Promotor Miguel Germano Podanosche - Foto: Divulgação/PCRS

Na manhã desta quarta-feira (15), a Polícia Civil, por meio da 22ª Delegacia de Polícia Regional de Três Passos, realizou coletiva de imprensa sobre o desfecho das investigações da morte da adolescente indígena Daiane Sales, 14 anos, encontrada morta no dia 04/08/2021, na localidade de Posse Ferraz, interior do município de Redentora (RS). A coletiva ocorreu na sede da 22ª DPRI, em Três Passos, com a presença da Diretora da Regional, Delegada Cristiane de Moura e Silva Braucks, do Delegado Vilmar Alaídes Schaefer, responsável pela investigação, e do representante do Ministério Público, Promotor de Justiça Miguel Germano Podanosche.

As investigações apontam para um autor, homem não-indígena, que está preso preventivamente, e que foi indiciado pelos crimes de estupro de vulnerável e homicídio qualificado – feminicídio.

A vítima foi vista pela última vez na noite do sábado, dia 31/07/2021, numa festa ao ar livre, que ocorreu em rua na Vila São João, em Redentora, local adjacente à comunidade indígena do Setor Missão (localidade pertencente à Reserva Indígena do Guarita). No dia 04/08/2021, numa lavoura, próxima de um mato, distante cerca de 10 quilômetros de onde ocorreu a festa, o corpo da vítima foi encontrado (por um agricultor) sem vida, com a parte inferior do corpo dilacerada e que, segundo o laudo de necropsia, o dilaceramento teria sido causado "provavelmente por animais e/ou aves de rapina", restando descartada ação de origem humana nesta parte.

2647f8d7 b337 41c2 bcc5 b151c6e2b7d5
Equipe atuou em força-tarefa durante quarenta dias de trabalho investigativo ininterrupto

Ao tomar conhecimento do fato, por força-tarefa, a Polícia Civil desencadeou investigações em caráter de prioridade absoluta, e, após quarenta dias de trabalho investigativo ininterrupto, alcança o seu desfecho. Ao longo das investigações houve o decreto de prisão temporária de dois suspeitos, mas, por fim, a autoria delitiva acabou recaindo sobre um indivíduo, imputável, morador das imediações dos fatos, que, na tarde de ontem (14/09/2021), teve a sua prisão preventiva decretada pelo Poder Judiciário da Comarca de Coronel Bicaco (RS).

De acordo com o apurado, suficientes indícios de autoria e prova da materialidade apontam o investigado como incurso pela prática das infrações penais tipificadas, em tese, nos artigos 217-A, § 1º, e 121, § 2º, III, V, e VI (c/c § 2º-A, II), , c/c 69, caput, todos do CP (estupro de vulnerável seguido de homicídio qualificado - feminicídio) etiquetados como hediondos nos termos dos artigos 1º, I e VI, da Lei 8.072/90.

Do carreado nos autos, restou comprovado que o investigado agiu sozinho, utilizando-se de um veículo, ofertando carona para a vítima ao final da festa, entre 2h/3h da madrugada. Além de prova testemunhal, foram determinantes para a elucidação da autoria o confronto das versões do suspeito, permeadas de contradições, corroborando, também, o resultado de exames periciais realizados pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) - encontrados vestígios genéticos do autor junto ao cadáver da vítima. O resultado final quanto à causa da morte está no aguardo de exames periciais complementares, que estão em curso.

Comentários

Polícia Civil RS