Polícia Civil desarticula esquema criminoso e apreende uniformes de forças policiais especiais na Região Metropolitana
Publicação:

Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas, conduzida pela Delegada Luciane Bertoletti, realizou, na tarde desta sexta-feira (02/05/2025), uma ação decisiva contra o crime organizado na Região Metropolitana. A operação resultou na prisão em flagrante de uma mulher que guardava, em um depósito localizado em Novo Hamburgo, não apenas drogas e munições, mas também uma expressiva quantidade de equipamentos e uniformes de uso exclusivo de forças policiais especializadas - um claro indicativo da preparação de criminosos para a prática de crimes violentos e sofisticados.

A suspeita foi surpreendida em frente ao imóvel enquanto monitorava a movimentação de integrantes do grupo criminoso. Ao realizar a abordagem, os policiais rapidamente avançaram para o interior do depósito, onde, após arrombarem uma porta de metal, encontraram um verdadeiro arsenal: drogas, carregadores com munição de calibre restrito (9mm), balanças de precisão, celulares e, principalmente, uma vasta coleção de uniformes e acessórios táticos - como gandolas, calças, balaclavas e coletes - característicos de grupos de operações especiais e da Polícia Civil.
A apreensão dos uniformes falsificados revela não apenas a ousadia do grupo criminoso, atuante em Canoas, mas também o enredo de ações violentas que estavam em fase de preparação e que seriam executadas mediante disfarces de policiais civis e forças especiais. O sucesso da operação impacta diretamente a capacidade operacional destes criminosos, evitando que ataques planejados fossem executados sob a camuflagem de agentes estatais.

O Diretor 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2ª DPRM) de Canoas, Delegado Cristiano Reschke destacou a dimensão preventiva e estratégica dessa ofensiva: “A ação de hoje foi um sucesso pela prevenção que representa, duro golpe nas intenções de grupo criminoso estruturado. O resultado do trabalho de inteligência e investigação foi além da apreensão de drogas, armas e munição. Identificar e retirar de circulação um braço logístico da organização criminosa e apreender uniformes que usariam para ações violentas disfarçados de forças especiais e de policiais civis é medida que impacta efetivamente no intento criminoso. Chama atenção o quanto de ousadia o grupo detinha. O trabalho não se esgota nessa ação. As equipes estão empenhadas em buscar a responsabilização de todos os envolvidos no esquema criminoso.”
A Delegada Luciane Bertoletti também ressaltou o impacto positivo do trabalho policial: “Esta operação comprova o foco e a dedicação da Polícia Civil em enfraquecer grupos que ameaçam a tranquilidade da população. Seguiremos atentos e firmes para que cada responsável seja devidamente responsabilizado.”
A mulher presa responderá por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, falsificação de documentos e associação criminosa. Ela foi encaminhada ao sistema prisional, onde aguardará a conclusão das investigações.
A ação, mais uma vez, reafirma o compromisso das forças de segurança pública em responder, com rigor e inteligência, às tentativas de intimidação do crime organizado e à proteção da sociedade.
DENÚNCIAS ANÔNIMAS
LINHA DIRETA: (51) 3425 9056