Polícia Civil deflagra Operação Coringa em repressão ao tráfico de drogas e organização criminosa em Viamão
Publicação:

A Polícia Civil, em ação do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), deflagrou nesta terça-feira (04) a Operação Coringa em repressão ao tráfico de drogas em conhecidos e movimentados pontos de venda na Região Metropolitana de Porto Alegre. Foram presas 13 pessoas e apreendido um adolescente infrator.
As ações se concentraram em Viamão contra uma organização criminosa, com berço no Vale dos Sinos e que estaria formando em Viamão, uma espécie de base fora daquela região. Foram cumpridas um total de 36 ordens judiciais, sendo 12 de prisões temporárias e 26 mandados de busca e apreensão. Maconha, crack e cocaína foram localizados nas residências alvos, além de uma arma de fogo, munições, balança de precisão, dinheiro e dois pés de maconha.
A área investigada e alvo da ação é o principal polo de venda de drogas na cidade de Viamão e o grupo é fortemente armado e ligado a outros grupos do crime organizado na capital do RS. Na localidade, o grupo era coordenado por dois irmãos, cada um com funções e tarefas determinadas dentro do esquema.
Durante as investigações apurou-se que somente um ponto de venda de droga no turno da noite rendia cerca de R$ 5 mil, rapidamente. As investigações também apontaram que o grupo controla mais de 50 pontos de drogas distribuídos em localidades estratégicas da cidade, o que pode gerar lucro de até R$250 mil, por dia. Em uma das ações do Denarc na região, foi apreendido um Fuzil STI de fabricação americana calibre .556 no interior da Vila São Lucas que hoje é utilizado pela Polícia Civil após doação do Poder Judiciário.
O delegado Thiago Lacerda destaca que foi um trabalho investigativo complexo realizado com amplitude para identificar lideranças, verificar o atual funcionamento do esquema criminoso e agir fortemente contra as facções criminosas. Já o Diretor da Dinarc, delegado Mario Souza, chama a atenção para algumas confirmações de elementos informativos que demonstram os criminosos com plena noção empresarial e além disso com considerável capacidade empreendedora, buscando melhorar e ampliar o negócio de tráfico de drogas na região.
Cerca de 200 policiais, com apoio dos cães farejadores do canil do Denarc e a Divisão de Apoio Aéreo (DAA) com o helicóptero da Polícia Civil, participam do cumprimento das diligências nos bairros São Lucas, Viamópolis, Santo Onofre, Orieta, Recanto da Lagoa, Jaguaribe, Martinica e Sepé, em Viamão.
Larissa F. Beretta