Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil deflagra Operação La Paraguaya de combate à organização criminosa ligada a comercialização de maconha

Até o momento, 17 pessoas foram presas e quatro veículos apreendidos

Publicação:

WhatsApp Image 2026 02 06 at 06 24 06
Operação La Paraguaya

A Polícia Civil, por meio da 3ª DIN/Denarc, deflagrou nesta sexta-feira (06/02), a Operação La Paraguaya com o cumprimento de 18 mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 16 de busca e apreensão referentes a investigação de uma organização criminosa ligada a  comercialização de maconha no Rio Grande do Sul. Até o momento, 17 pessoas foram presas e quatro veículos apreendidos.

WhatsApp Image 2026 02 06 at 06 23 54 (1)
Operação La Paraguaya

As ordens judiciais foram cumpridas em Porto Alegre, Portão, Canoas, Gravataí, Sapiranga, São Leopoldo, Sapiranga, Parobé, Campo Bom e Osório.

Trabalho de investigação

A investigação teve início em março de 2025, quando a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 1,5 toneladas de maconha na BR-386 em Montenegro, e quatro indivíduos foram presos em flagrante. Na ocasião, a maconha estava acondicionada em caixas de papelão contendo o logotipo de uma conhecida plataforma de compra e de venda de produtos.

WhatsApp Image 2026 02 06 at 06 23 54 (3)
Operação La Paraguaya

Durante a investigação, foi possível identificar outra ocorrência de apreensão de drogas em Triunfo, muito parecida com a realizada em Montenegro, na qual a maconha também estava em caixas de papelão com o logotipo de uma conhecida plataforma de compra e de venda de produtos.

Entre os investigados, destaca-se a participação de quatro indivíduos:

O primeiro rompeu a tornozeleira e fugiu após ser beneficiado com prisão domiciliar humanitária. Ele organizou em 2017 um plano de fuga em massa de presos no antigo Presidio Central por meio de um túnel localizado pela Polícia Civil, e posteriormente destruído.

O segundo, atualmente com uso de tornozeleira, é uma liderança do tráfico de drogas no território conhecido como Campo da Tuca, em Porto Alegre, um dos locais mais rentáveis no que se refere ao tráfico de drogas desenvolvido na Capital.

O terceiro, preso em Santa Catarina, coordena um grupo criminoso da Zona Sul de Porto Alegre com vínculos com uma conhecida organização do Vale dos Sinos.

O quarto, também preso, possui diversos antecedentes por delitos patrimoniais como roubo a uma fábrica de joias com explosivos em Cotiporã, em 2012. Atualmente é uma das lideranças do tráfico de drogas em Sapucaia do Sul.

WhatsApp Image 2026 02 06 at 07 26 36
Carros apreendidos durante a operação

O esquema do tráfico da organização criminosa consistia na entrada dos entorpecentes por cidades fronteiriças no Mato Grosso do Sul e Paraná enviados pelos fornecedores aos compradores, e transportados por caminhões registrados em nome de terceiros. Depois de chegar ao Estado, a maconha era distribuída pela organização criminosa investigada para outros grupos do Estado.

A Operação La Paraguaya reforça o empenho da Polícia Civil em desarticular o crime organizado, enfraquecendo suas bases financeiras e logísticas. O Diretor de Investigações do Denarc, Delegado Alencar Carraro, reafirma o compromisso da atuação incessante no desmantelamento, prisão e retirada de bens das principais lideranças das organizações criminosas do RS. “A Operação de hoje é mais um recado para a organização criminosa com origem na Zona Leste da Capital, de que o Denarc e a Polícia Civil estão atentos às ações criminosas gestadas e implementadas neste Estado”. 

Polícia Civil RS