Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil desarticula grupo envolvido com o tráfico de drogas em Canoas

Publicação:

WhatsApp Image 2025 11 06 at 07 15 50
--

A Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas, deflagrou na manhã desta quinta-feira (06) a Operação Milleniun. A ação no combate ao tráfico de entorpecentes resultou na desarticulação de um grupo criminoso atuante no bairro Estância Velha. A investigação teve início em fevereiro deste ano, a partir de um latrocínio tentado ocorrido na rua Cheiro da Terra, que levou à apreensão de drogas e à descoberta de uma rede organizada de tráfico.

Durante a ofensiva, seis indivíduos foram presos preventivamente.  Drogas, telefones celulares e munições de fuzil foram apreendidas durante o cumprimento das ordens judiciais.

Segundo a Delegada Luciane Bertoletti, durante o cumprimento de mandados de busca na residência de um adolescente envolvido na tentativa de latrocínio, os policiais localizaram um tablet, um telefone celular, 25 porções de maconha, 46 porções de cocaína e outras três porções maiores da mesma substância, totalizando cerca de 140 gramas. A apreensão deu origem a um novo procedimento investigativo, voltado ao tráfico de drogas.

WhatsApp Image 2025 11 06 at 07 15 50 (2)
--

Após meses de investigação, desvendou-se o envolvimento direto do adolescente com a venda de entorpecentes. Ficou evidente que o jovem negociava maconha e cocaína com usuários e prestava contas diárias a um homem identificado como seu “chefe”, responsável pela coordenação do tráfico na região.

As diligências realizadas pela equipe da 3ª DP/Canoas apontaram que o adolescente atuava como vendedor e distribuidor, realizando entregas de drogas em residências próximas e também em um bar localizado na Avenida A. J. Renner, utilizado como ponto de comercialização. O grupo recebia pagamentos em dinheiro e também por meio de transferências via pix, utilizando contas de terceiros para dificultar o rastreamento.

“As investigações permitiram identificar a atuação de outros integrantes da associação criminosa, que se revezavam nos pontos de venda e armazenavam drogas em suas residências. Um deles, inclusive, foi preso em flagrante em fevereiro deste ano com significativa quantidade de entorpecentes. Segundo a investigação, todo o material apreendido pertencia ao líder do grupo, o qual possui vasta ficha criminal e é considerado o principal articulador do tráfico na localidade”, destacou a Delegada Luciane Bertoletti.

WhatsApp Image 2025 11 06 at 07 15 50 (1)
--

Outro indivíduo também identificado durante as investigações seria o fornecedor da droga, atualmente recolhido em uma penitenciária de alta segurança e autor de dezenas de homicídios.

Conforme a Delegada Luciane, o trabalho de inteligência policial permitiu mapear toda a estrutura da organização criminosa, desde o abastecimento até a revenda: “A investigação demonstrou um esquema bem estruturado, com funções definidas entre os integrantes. O tráfico era comandado de dentro da Pasc e movimentava quantias expressivas de dinheiro na região”, complementou.

A 3ª Delegacia de Polícia de Canoas segue com o inquérito em andamento para o indiciamento formal dos suspeitos e responsabilização penal de todos os envolvidos.

Conforme o Diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, Delegado Cristiano Reschke, a ação representa mais um importante passo no enfrentamento ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada no município.

 

Polícia Civil RS