Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil e Brigada Militar deflagram Operação Retaliação no combate a homicídios e crime organizado

Publicação:

WhatsApp Image 2023 11 21 at 06 46 33 (1)
Operação Retaliação

A Polícia Civil, em conjunto com a Brigada Militar, deflagrou na manhã desta terça-feira (21) a Operação Retaliação, com o objetivo de combater crimes de homicídio no município de Viamão. Foram cumpridas 25 ordens judiciais, sendo 21 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva em Viamão, Porto Alegre, Cachoerinha e na Penitenciária Estadual de Montenegro. Quatro pessoas foram presas.

WhatsApp Image 2023 11 21 at 06 42 08
Operação Retaliação

A Operação Retaliação teve como foco a prisão dos suspeitos envolvidos em um triplo homicídio e homicídio tentado ocorrido na Lomba do Pinheiro. Na ocasião, cinco indivíduos foram armados até a residência e invadiram o local onde a família confraternizava durante o jantar. Encapuzados, quatro dos suspeitos dispararam indiscriminadamente contra todos que estavam no local, restando duas vítimas fatais e uma terceira, senhora idosa, que também foi atingida, mas se abrigou no banheiro.

De acordo com o Delegado Marcos Bottin, as duas vítimas que morreram no local possuíam antecedentes policiais e vinham sendo ameaçadas por indivíduos vinculados a um grupo criminoso. O mandante do crime é líder do grupo que tenta dominar a região e, após se desentender com familiares das vítimas, ordenou o ataque. Ainda, segundo Bottin, ele está preso na Penitenciária de Montenegro e havia tentado estabelecer um novo ponto de venda de drogas no local do crime, mas diante da negativa dos moradores, deu a ordem de execução.

O caso chama atenção por duas situações peculiares, relata o delegado: “Ainda no dia do crime, tomamos conhecimento de que um indivíduo teria dado entrada no hospital da Restinga, com ferimento de arma de fogo. Ele teria sido deixado no local por outros indivíduos que fugiram em um carro vermelho. Após diligências, verificou-se que o carro seria o mesmo utilizado na Lomba do Pinheiro e que o ferido seria um dos suspeitos de participar do ataque e teria sido atingido por um de seus comparsas”.

Além disso, durante as investigações, um dos suspeitos e alvo da operação, foi morto em uma emboscada na cidade de Canoas. Segundo informações de testemunhas, ele teria fugido de Viamão, tentando se esquivar do grupo criminoso que participava e possivelmente tenha sido morto por vingança e também a mando do suspeito que cumpre pena em Montenegro.

Um outro caso, foi oriundo de uma cobrança de uma dívida de cem reais em um campo de futebol. Dois homens tentaram matar a vítima e, nesse caso, uma criança foi ferida e sobreviveu.

O Diretor do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegado Mario Souza, enfatizou a importância do trabalho conjunto das forças de segurança: “O diálogo constante entre as instituições permite o planejamento estratégico das ações integradas, refletindo nas prisões e apreensões e na busca por resultados para reduzir os homicídios na Capital e Região Metropolitana.

Polícia Civil RS