Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil e Sindha lançam o Guia de Segurança para Turistas em Porto Alegre

Publicação:

Lançamento
Lançamento
Por Polícia Civil

Nesta segunda-feira (13), a Polícia Civil, por meio da Delegacia para o Turista (DPTUR), e o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha), lançaram oficialmente, no aeroporto Salgado Filho, o Guia de Segurança para Turistas em Porto Alegre, uma cartilha especial que oferece dicas de segurança, telefones úteis, escopo de tralhado da DPTUR e tradução em dois idiomas.

O lançamento ocorre às vésperas da Copa América, época em que a Capital receberá delegações de diversos países e torcedores que acompanharão os jogos de suas seleções. Nesta primeira edição, o Guia teve tiragem de 50.000 exemplares.

A delegada Laura Lopes reforçou a atuação da Delegacia para o Turista. “Muitos não sabem da existência da DPTUR e queremos justamente difundir informações, proporcionado um atendimento cada vez mais célere e diferenciado. Temos a expectativa de 200 mil visitantes para a Copa América e a Delegacia se prepara para o atendimento da demanda durante o período, uma vez que os agentes já possuem experiência de atuação em grandes eventos como a Copa do Mundo e o Mundial de Atletismo Master”, explicou.

Segundo a delegada, o material estará disponível aos turistas assim que desembarcarem no Aeroporto Internacional Salgado Filho. “Além disso, hotéis, hostels, restaurantes, Postos de Fronteiras em Uruguaiana, São Borja, Santana do Livramento, Chuí e Jaguarão, além dos Consulados, que estarão em plena atividade durante a Copa América, também disponibilizarão unidades da cartilha”, destacou Laura.

De acordo com o presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, a ação conjunta é fundamental para ampliar a notificação dos serviços que são prestados ao turista em Porto Alegre. “O turista, em especial o estrangeiro, precisa receber a informação de forma clara e direta, para saber em quais situações deve buscar a DPTUR. Este serviço, além de reforçar a presença da Delegacia, torna a prevenção uma das nossas maiores aliadas quando o assunto é segurança no turismo”, afirmou. “Acreditamos muito nessa relação público-privada e no somatório dessas ações que contribuem para a sociedade. A mudança é feita por várias mãos e, mais uma vez, somamos nossos esforços em prol da cidade, pelo resgate da autoestima e na expectativa de que a Copa América proporcione retornos positivos para todos os segmentos e indústrias envolvidas”, completou Chmelnitsky.

No ato de lançamento, os agentes da Polícia Civil abordaram visitantes na área de desembarque para entrega dos primeiros exemplares do Guia. Além disso, a equipe da Delegacia apresentou vídeos de abordagens recentes, caracterizando a atuação de criminosos no Aeroporto - na maioria das vezes configurando delitos patrimoniais.

Prestigiaram o lançamento a Diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegada Adriana Regina da Costa, o Diretor da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre (DPRPA), delegado Fernando Soares; e o Diretor do Sindha, Senhor Abdon Barretto Filho.

Michel Fontana

Polícia Civil RS