Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil elucida suposto plano de resgate da PASC

Publicação:

DP Charqueadas
Coletiva de imprensa sobre o caso do plano de resgate falso - Foto: Polícia Civil / DP Charqueadas

Nesta quinta-feira (04), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Charqueadas, deflagrou a Operação Culatra com objetivo de elucidar o caso do suposto resgate de dois apenados da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas - PASC, descoberto na manhã do dia 28 de outubro, em Charqueadas. 

A Polícia Civil, desde o isolamento do local em que o veículo Kia/Cerato, com placa clonada, foi localizado, e da apreensão dos documentos do suposto plano de resgate dos apenados da PASC, bem como das munições calibre .556 e dos 2 coletes balísticos, considerou duas possibilidades: tratar-se de um plano real ou ser um plano falso, com objetivo de prejudicar os dois apenados da PASC, cujas alcunhas constavam nos documentos.

Em ação conjunta com os outros órgão que compõe a Secretaria de Segurança Pública do RS, diversas diligências foram realizadas. A Brigada Militar sitiou a cidade de Charqueadas realizando barreiras e buscas, o Instituto Geral de Perícias realizou perícias nos objetos apreendidos, e a SUSEPE buscas nas celas da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas - PASC. Ademais, houve a contribuição da Polícia Rodoviária Federal nas buscas por eventuais criminosos que pudessem tentar o resgate.

A Delegacia de Polícia de Charqueadas cumpriu mandados de busca e apreensão na residências de pessoas ligadas aos apenados alvos do suposto regaste, já na tarde daquela quinta-feira, sendo arrecadados elementos probatórios que contribuíram para elucidação do caso, demonstrando que o plano era falso.

Na sexta-feira (29/10), após realizar novas diligências, comprovou-se a participação de dois suspeitos na condução do veículo Kia/Cerato até a cidade de Charqueadas, ligados a um detento que cumpre pena na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas - PASC, e possuí rixa com os dois presos que seriam alvo do suposto resgate, em razão da disputa por pontos de tráfico de droga na região sul do Estado.

Posteriormente, foi realizada a prisão temporária de um terceiro suspeito, envolvido no furto do veículo Kia/Cerato, ocorrido na cidade de Novo Hamburgo, no dia 27/10. Ao realizar o interrogatório do responsável por trazer o veículo até a cidade de Charqueadas, este confessou a armação praticada. O mentor intelectual do falso plano de resgate, ao ser interrogado, também confessou sua estratégia de prejudicar os dois detentos rivais com a possível transferência para Presídios Federais.

O mentor intelectual do plano falso será responsabilizado criminalmente, juntamente com os demais envolvidos, pelos crimes de associação criminosa, furto, receptação, adulteração dos sinais identificadores de veículo e porte de munição de uso restrito.

Mais informações poderão ser obtidas com o Delegado Delegado de Polícia Marco Aurélio Schalmes da Silva, da Delegacia de Polícia de Charqueadas.

Comentários

Polícia Civil RS