Polícia Civil faz buscas em residência de suspeito de encaminhar mensagem de ódio para alunos de Itaqui
Publicação:

Na manhã desta terça-feira (29), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Itaqui, cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de um indivíduo suspeito de enviar uma mensagem eletrônica contendo discurso de ódio e ameaças a alunos de uma escola em Itaqui/RS. A ordem judicial foi cumprida no município de São Pedro/SP, e contou com o apoio da Polícia Civil paulista. Durante a ação, foram apreendidos um computador e um telefone celular.
A mensagem eletrônica foi encaminhada para a escola em 10/04/2025. Durante a investigação, foi apurado que o provedor de e-mail utilizado para o envio da mensagem estava localizado na Suíça.
Segundo o Delegado Rodrigo Bobrzyk, titula da Delegacia de Polícia de Itaqui, a investigação contou com importante colaboração da Polícia da Suíça para identificar o autor de um crime praticado através da internet. “A Polícia Civil, valendo-se dos mecanismos previstos na Convenção de Budapeste sobre o Crime Cibernético, expediu ofício com solicitação de informações ao provedor de e-mail suíço utilizado pelo suspeito. A solicitação foi encaminhada pela Polícia Federal à Polícia Suíça, que requisitou formalmente os dados ao provedor localizado naquele país”, explicou o Delegado.
O autor da mensagem foi identificado como um homem de 20 anos, morador do interior do estado de São Paulo. Com base nos elemento colhidos, foi possível identificar não somente de qual local foi emitida a mensagem, mas também o aparelho utilizado.