Polícia Civil inaugura Sala das Margaridas em Butiá

saladas
Sala das Margaridas é destinada ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica - Foto: Raquel Barcelos

A Polícia Civil inaugurou nesta segunda-feira (26), em Butiá, a 57ª Sala das Margaridas do Estado. O espaço, destinado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência, funcionará nas dependências da Delegacia de Polícia do município. A solenidade de inauguração contou com as presenças do Chefe de Polícia, delegado Fábio Motta Lopes; do Subchefe de Polícia, delegado Vladimir Urach; do prefeito do município, Daniel Pereira de Almeida; do diretor do Departamento de Polícia do Interior, delegado Nedson Ramos de Oliveira; do titular da 17ª Delegacia de Polícia Regional do Interior de São Jerônimo, delegado Carlos Roberto Sant'ana da Rosa, entre outras autoridades.

índice22
Unidade é a 57ª do Rio Grande do Sul - Foto: Raquel Barcelos

A Sala das Margaridas é uma das principais medidas implementadas pela Polícia Civil para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher no Estado. O espaço consiste em um ambiente separado de onde são registradas as demais ocorrências e exclusivo para o atendimento às vítimas e seus filhos. O objetivo é criar um local acolhedor e mais humanizado que garanta a privacidade e o respeito às mulheres durante o relato das situações de violência sofridas.
Além do acolhimento inicial, no local é possível fazer os registros de ocorrência policial e oitivas, a solicitação de medidas protetivas de urgência e dar demais encaminhamentos previstos pela Lei Maria da Penha. Os atendimentos são realizados por agentes especialmente capacitados e, sempre que possível, do sexo feminino.
A Delegacia de Polícia de Butiá, onde funcionará a nova Sala das Margaridas, fica localizada na Rua Tarcísio Almeida Constante, s/n, no Centro.