Polícia Civil participa da reunião do Fórum Latino Americano de Defesa do Consumidor
Publicação:

Na última quarta-feira (15/05), a Polícia Civil esteve representada na Reunião do Fórum Latino Americano de Proteção ao Consumidor pelo titular da Delegacia de Proteção ao Consumidor - DECON, realizada na sede do Procon/RS, tendo como tema "Crimes nas Relações de Consumo: Cuidados que o consumidor deve ter; desconfiar de ofertas milagrosas; como e onde denunciar - relato de casos prático.
O representante do Procon de Porto Alegre, Roberval Barros, mostrou preocupação com os casos recentes de fraudes em empréstimos muito vantajosos anunciados nos classificados dos jornais; O Diretor do Procon /R, Cristiano Aquino, frisou a importância da educação para o consumo que já vem sendo trabalhada em vários projetos viabilizados pelo Procon/RS. também salientou que a articulação entre os diversos órgãos que atuam na defesa do consumidor deve ser ampliada;
O titular da Delegacia de Proteção ao Consumidor, Delegado Fernando Soares, salientou a importância da tutela penal nas relações de consumo, demonstrando que em alguns comportamentos considerados graves nos crimes contra o consumidor a aplicação de uma punição meramente administrativa ou civil seriam totalmente insuficientes.
Concluindo a reunião, o Delegado Fernando Soares apresentou vários relatos de casos práticos e operações policiais realizadas nos últimos meses, como a recente apreensão de 3,5 toneladas de alimentos vencidos e impróprios ao consumo em mercados da capital, apreensão de milhares de óculos de grau prejudiciais a saúde pública, bem como destacou que o crescimento do Crime de Estelionato e outras Fraudes na área das relações de consumo resultam do fato que "os criminosos trabalham conforme a ambição da vítima".