Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil participa de Operação Nacional contra o abuso sexual de crianças e adolescentes

Publicação:

Operação policial
Operação policial

A Polícia Civil participou, nesta quarta-feira (8), da Operação Nacional Proteção Integral III, coordenada pela Polícia Federal e deflagrada simultaneamente em todos os estados do país. A ação teve como objetivo identificar e prender autores de crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes praticados pela internet.

No Rio Grande do Sul, a operação foi conduzida pela Divisão Especial da Criança e do Adolescente (DECA), vinculada ao Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), sob a coordenação do Delegado de Polícia Raul Vier, Diretor da Divisão. A ação contou com a integração de Delegacias de Polícia da Região Metropolitana e do Interior, do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). No total, foram cumpridos três mandados judiciais, resultando em duas prisões em flagrante e na apreensão de diversos dispositivos eletrônicos.

Em Novo Hamburgo, policiais civis da DECA, com apoio de policiais lotados no DPGV e na Deam de Novo Hamburgo, cumpriram mandado de busca e apreensão que resultou na prisão em flagrante de um homem de 40 anos, que foi autuado pelo crime de armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil. Peritos Criminais do IGP realizaram a análise preliminar dos dispositivos eletrônicos apreendidos, possibilitando a comprovação imediata da materialidade delitiva. O preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo para formalização do flagrante e, posteriormente, ao sistema prisional.

Em Caxias do Sul, policiais da DECA e da Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Caxias do Sul cumpriram mandado de busca e apreensão que resultou na apreensão de dispositivos eletrônicos relacionados ao mesmo tipo de crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ainda no âmbito da operação, a DPCA de Caxias do Sul concluiu investigação que resultou na prisão em flagrante de um indivíduo residente no Distrito Federal, em ação conjunta com a PCDF. A investigação, conduzida sob a coordenação da Delegada de Polícia Aline Martinelli, revelou que o suspeito compartilhava e produzia conteúdo de abuso sexual de crianças e adolescentes.

A Operação Proteção Integral III reforça a integração entre as forças de segurança federais e estaduais na proteção da infância e da juventude. Em todo o país, a ação mobilizou 617 policiais federais e 273 policiais civis de 16 estados, resultando, até o momento, em 49 prisões em flagrante, duas apreensões de adolescentes e duas vítimas resgatadas.

O Diretor da DECA, Delegado Raul Vier, destacou que a participação da Polícia Civil gaúcha reflete o compromisso permanente da Instituição com o enfrentamento dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes: “A atuação integrada com a Polícia Federal, as Delegacias de Polícia do Interior, o Instituto-Geral de Perícias e as forças policiais de outras unidades da federação é fundamental para enfrentarmos com eficiência esse tipo de crime, que muitas vezes ultrapassa fronteiras”, salientou Vier.

A Polícia Civil reforça a importância da prevenção e do encaminhamento de denúncias de qualquer suspeita de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. As comunicações podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais:

* Disque 100 (nacional)
* Disque 181 (Secretaria da Segurança Pública/RS)
* WhatsApp (51) 98444-0606 (Polícia Civil)
* Delegacias de Polícia de todo o Estado
* Delegacia Online

Polícia Civil RS