Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil prende 17 pessoas na Operação Manager

Prisões e mandados foram cumpridos em Santo Ângelo, Canoas, Alvorada, Catuípe e Charqueadas

Publicação:

Policiais civis em ponto de encontro pré-operação
Ação teve a participação de cerca de 200 policiais civis

A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (03) a Operação Manager comandada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santo Ângelo, com mandados cumpridos nas cidades de Santo Ângelo, Canoas, Porto Alegre e Alvorada. O objetivo foi desarticular grupo responsável pelo tráfico de drogas e por planejar homicídios na cidade de Santo Ângelo.  

Ao todo, foram presas 17 pessoas, das quais, 14 presas preventivamente em Santo Ângelo; um preso preventivamente em Canoas; e duas presas em flagrante em Santo Ângelo, por crimes como tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.  

Ainda, foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão nas cidades de Santo Ângelo, Canoas, Alvorada, Catuípe e Charqueadas, junto à Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Na operação foram apreendidas drogas, apetrechos usados para o tráfico e elementos probatórios para a investigação. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Santo Ângelo. Participaram da ação cerca de 200 policiais civis de Santo Ângelo e região. 

As investigações estavam em curso há cerca de 6 meses e demonstraram que, além de controlar parte do tráfico de drogas, o grupo fez planos para cometer homicídios em Santo Ângelo. Tais crimes foram evitados pela ação da Draco em, ao menos, duas oportunidades, quando armas, drogas e até um fuzil foi apreendido.  

Ainda durante as investigações, foi preso um dos gerentes do grupo que controlava a distribuição de drogas e a vinda de armas e criminosos da Região Metropolitana para Santo Ângelo. A liderança da organização criminosa também foi alvo de buscas na Pasc. 

Polícia Civil RS